Acesse aqui o Google

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto afetou 2 milhões de pessoas no Chile, diz presidente



Número oficial de mortos por tremor de magnitude 8,8 passa de 300.
Tragédia põe à prova capacidade de chilenos, afirma Bachelet.

A presidente chilena Michelle Bachelet, apontou que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas.

O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou a diretora do Escritório Nacional de Emergência, Carmen Fernández.

“As forças da natureza golpearam duramente nossa pátria e mais uma vez põem à prova nossa capacidade de enfrentar adversidades e ficarmos de pé”, declarou a presidente em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TVs do país.

Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado, o terremoto afetou 80% do país e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.

"Todas as autoridades do governo vão colocar toda energia para a volta à normalidade. Temos adiante uma árdua tarefa, não será fácil, requer muito tempo e recursos, mas sobretudo a generosidade e voluntarismo de todos nós", disse a presidente.

Veja fotos do terremoto no Chile



Além dos mortos durante o terremoto, o número de vítimas aumenta devido aos tremores secundários. Já foram mais de 50 com magnitude superior a 5 graus registrados desde o abalo de magnitude 8,8 que atingiu a costa do país durante a madrugada.

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.

Em entrevista coletiva, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet, que sobrevoou regiões afetadas de helicóptero, disse que a destruição provocada pelo tremor poderia ter causado um número ainda maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram deixar suas casas no momento da tragédia.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

AEROPORTO FECHADO

O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por pelo menos 24 horas. As empresas aéreas TAM e Gol cancelaram voos entre São Paulo e Santiago, no Chile, neste sábado (27).

ALERTAS DE TSUNAMI

Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami. O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, afirmou que um tsunami pode causar danos na costa do arquipélago do Havaí.

ESTADO DE CATÁSTROFE

Michelle Bachelet, que sobrevoa de helicóptero as regiões atingidas pelo tremor, declarou "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

REGIÕES ATINGIDAS

O jornal local “La Tercera” publicou em sua edição on-line um número parcial de mortos por região, que até as 11h49 locais totalizavam 60 pessoas. principal atingida foi a região de Maule, onde ocorreu o epicentro do tremor, com 34 registros.

OUTROS TERREMOTOS

O terremoto ocorreu a poucos dias de se completarem 25 anos de outro tremor que causou centenas de mortes e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.

Faleceu o Escritor cachoeirano Francisco de Mello


Chiquinho Mello, como era mais conhecido, morreu aos 92 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas conhecido como derrame. Lançou recentemente, o livro Crônicas Memórias, sobre a vida na cidade de Cachoeira da década de 1925 a 1950.
O escritor era sócio fundador do Rotary Clube de Cachoeira/São Félix. Deixa as filhas Patrícia e Ana Lúcia. Era autor de poesias e escreveu entre outras obras, o livro Coquetel Literário, lançado em 2004, História da Cidade de Cachoeira(2001) e Reflexões(2006). Colaborou entre os anos de 1983 e 1994 com publicações cachoeiranas. Seu nome está incluso no Dicionário de Autores Baianos.
Francisco José de Mello nasceu em 22 de janeiro de 1917, filho do comerciante Francisco Borges de Mello e Ana Pedreira de Amorim Mello.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Programação da Festa de Aniversário 2010 de Cachoeira, que completa 173 anos







CACHOEIRA

13 de Março de 2010, 173 anos.

CIDADE HISTÓRICA E MONUMENTO NACIONAL

De 12 a 14 de Março de 2010

Dia 12 - Sexta-Feira

18:00h - Grupo Madre Dance Brasil
18:40h - Grupo de Dança Studio Mudança
19:30h - Teatro Grupo Preta
20:00h - Coral da Juventude
21:30h - Baile da Cidade com as Filarmônicas Lyra Ceciliana e Minerva Cachoeirana

Dia 13 - Sábado - Aniversário de Cachoeira

20:00h - Sedução do Prazer
22:00h - Sine Calmon e Banda Morrão Fumegante
00:00h - É Xeque
02:00h - Black Style

Dia 14 - Domingo

14:00h - Arrastão Popular com a banda A Bronka
Saída da Ponta da Calçada (Rua da Feira), com destino a Praça Teixeira de Freitas, fazendo o trajeto pelo Porto de Cachoeira.
16:00h - Axé Mais
18:00h - Agita Samba
20:00h - Vibra Samba
22:00h - Brotou Samba

Censo 2010 poderá ser respondido via internet

Condomínios vão receber foto do recenseador responsável.
Novo questionário vai conter opção de cônjuge do mesmo sexo.

A internet promete ser uma grande aliada no Censo 2010, que começa a ser realizado em agosto deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pretende coletar dados em cerca de 58 milhões de domicílios em 5.565 municípios do país. A ideia é que os responsáveis pelos domicílios tenham disponível um formulário on-line.

Mas a estratégia não pretende diminuir o trabalho dos cerca de 190 mil recenseadores contratados para colher as informações que vão traçar o perfil do povo brasileiro. “A dificuldade deve-se muito à indisponibilidade das pessoas”, explicou o diretor-executivo do IBGE, Sergio Cortes, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26).

Como funciona

O esquema deverá funcionar da seguinte forma: o recenseador vai a um determinado domicílio e o mapeia, usando seu computador de mão. Se o morador não puder recebê-lo no momento, e quiser responder via internet, o funcionário vai expedir um código de acesso vinculado àquele domicílio, que deverá ser usado pelo morador quando for responder ao questionário on-line.

Depois de 10 dias, se o entrevistado não responder, receberá um telefonema lembrando-o do compromisso e, se ainda assim, não enviar o formulário, o recenseador voltará à casa para terminar de preencher as respostas. Não haverá prejuízo ao trabalho do funcionário, que será remunerado pelo trabalho feito em sua área de atuação, incluindo os formulários pela internet.

O questionário virtual poderá ser respondido aos poucos, sendo salvo a cada atualização. Com isso, as informações vão, paulatinamente, entrando para o sistema de dados do IBGE. Mas para ser considerado válido, algumas questões básicas como idade, sexo e outros dados, precisarão ser respondidas no ato.

“Fizemos testes e não apuramos nenhuma distorção dos resultados na entrevista presencial ou pela internet. Por isso, achamos que não vamos ter problemas com isso”, disse a coordenadora operacional de censos do IBGE, Maria Vilma Garcia.

Questões e abrangência

A internet também fará parte das novas questões incluídas este ano. O uso da rede será tema de perguntas do formulário. Nas respostas dos entrevistados, também foi adicionada a opção de cônjuges do mesmo sexo.

Para abranger um maior número de domicílios, sobretudo em áreas carentes, o instituto planeja contratar recenseadores que morem próximo aos locais de trabalho. Só município do Rio, por exemplo, das mais de 6mil vagas, 1.353 são em favelas ou no entorno delas.

“Vamos ter postos de inscrições nesses locais para que os moradores tenham preferência. Em 2000 fizemos só nas grandes comunidades, mas agora a gente está fazendo em praticamente todas as favelas e comunidades”, afirma Vima.

Fotos e identidade

Outra mudança para este ano é para driblar a maior dificuldade entre os recenseadores que trabalham nas áreas de classe média e classe média-alta, onde muitos moradores tendem a rejeitar as visitas com medo de golpes.

Para tentar melhorar o acesso a esses locais, reuniões serão feitas com associações de moradores, câmaras comunitárias, administradoras de imóveis e síndicos de condomínios para que eles preparem moradores para a chegada dos funcionários. A eles deverão ser entregues cartas do IBGE com uma foto do recenseador responsável por sua área.

Ao chegar à residência, o recenseador deverá portar sua carteira de identidade e o crachá de identificação. Se ainda assim o morador quiser uma confirmação de que se trata de um funcionário do IBGE, ele poderá fazê-la pelo telefone 0800 721 81 81.

Comissão aprova parecer que pede impeachment de Arruda

Relatório será encaminhado ao plenário da Câmara Legislativa na terça (2).
Parecer do relator foi favorável aos quatro pedidos de impeachment.

A Comissão Especial da Câmara Legislativa do Distrito Federal, formada por cinco deputados, aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (26), o parecer favorável do deputado Chico Leite (PT) que pede, em quatro processos, o impeachment do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), acusado de comandar um esquema de distribuição de propina revelado durante a Operação Caixa de Pandora, em 27 novembro do ano passado.

Agora, o parecer será enviado ao plenário da Casa na terça-feira (2), que aceita ou não o pedido. Se aprovado, o governador afastado terá 20 dias para se defender. A defesa volta para a comissão especial, que julga o mérito. No caso de ela aceitar o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias. Depois disso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final. A procuradoria da Câmara deve soltar um parecer sobre quando Arruda pode ou não mais renunciar.

José Roberto Arruda está preso na superintendência da Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de tentar subornar uma testemunha do caso. O vice-governador, Paulo Octávio, que assumiu o cargo interinamente, renunciou na tarde de terça-feira (23). Com a renúncia, o cargo de governador interino do Distrito Federal foi assumido pelo presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.

A comissão também decidiu arquivar os pedidos contra o ex-vice-governador Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM), já que ele renunciou ao cargo.

Motorista que atropelou e arrastou menina é identificada em Campinas

Jovem de 18 anos não tem carteira de motorista, segundo a polícia.
Menina de 12 anos voltava da escola para casa quando foi atropelada.

Uma jovem de 18 anos foi identificada pela polícia como a motorista do carro que atropelou e arrastou uma menina de 12 anos por cerca de 20 metros na porta da escola em Campinas, a 93 km de São Paulo. A polícia chegou até a jovem, que não tem carteira de motorista, depois de ouvir as testemunhas do acidente, ocorrido na manhã de terça-feira (23).

A motorista prestou depoimento à polícia na manhã desta sexta-feira (26). Depois, a jovem foi liberada. O carro que atropelou a menina acabou apreendido. Segundo o delegado Cássio Vitabiazolli, do 9º Distrito Policial, a jovem afirmou que perdeu o controle do veículo e não percebeu a presença da vítima.

O advogado da jovem, Carlos Roberto Rocha, disse que ela não parou o veículo para socorrer a menina porque teve medo de ser agredida por moradores do bairro. A menina continua internada no Hospital Estadual de Sumaré e a motorista vai responder a processo em liberdade por lesão corporal e omissão de socorro.

Mulher de 80 anos pega 3 anos de prisão por furto e abençoa juiz na Califórnia


Ficha criminal de Doris Thompson data de 1955, dizem autoridades.
Em juízo, ela confessou o crime e afirmou que merecia pena maior.

Uma mulher de 80 anos que tinha uma ficha criminal que remontava a 1955 foi condenada a três anos de prisão por invadir e furtar dinheiro de um consultório médico em Torrance, no estado americano da Califórnia.



Doris Thompson vai ficar reclusa em uma prisão estadual. Ela agradeceu ao juiz por não a ter mandado à cadeia do condado de Los Angeles, de que ela disse não gostar.

Ela também afirmou que merecia uma sentença mais longa, segundo o jornal "Daily Breeze". Ao ouvir a sentença, ela teria dito ao juiz: "Deus o abençoe".

Os registros criminais mostram que Doris já usou 27 identidades diferentes e foi presa repetidas vezes aos longo dos últimos 55 anos, quase sempre por furto. Ela passou vários períodos presa.

Doris invadiu consultório em 19 de dezembro do ano passado e furtou o dinheiro que estava nas gavetas. Ela confessou o crime e pode ganhar liberdade condicional em cerca de 18 meses.

Funcionária de lotérica diz à polícia que esqueceu de registrar aposta

Outros funcionários devem prestar depoimento sobre suposto bolão.
Dono da lotérica é investigado por suspeita de estelionato.

Em depoimento prestado à polícia nesta quinta-feira (25), uma funcionária da lotérica de Novo Hamburgo (RS) afirmou ter esquecido de registrar a aposta do suposto bolão premiado da Mega-Sena. A aposta seria sorteada no concurso 1.155, no sábado (20).

Ainda segundo o que afirmou ao G1 o delegado Clóvis Nei da Silva, outros funcionários da lotérica devem ser ouvidos nos próximos dias, para dar continuidade à investigação.

Um grupo de moradores de Novo Hamburgo reclama a participação em um bolão e diz ter acertado os números sorteados da Mega-Sena. No entanto, a Caixa Econômica Federal informou que não há apostas vencedoras. O dono da lotérica é investigado por suspeita de estelionato. A Caixa investiga o caso.

Imagens do circuito interno da lotérica, divulgadas na quarta-feira (24), mostram o desespero da funcionária ao perceber que não tinha feito os jogos.

De acordo com Silva, não há prazo para conclusão do inqúerito policial. "Apenas a lotérica é investigada, pois não houve aposta. Agora, se houve falha de fiscalização da Caixa sobre os bolões, a investigação passa a ser no foro cível e não cabe apuração na esfera criminal."

Barista trabalha com tapa-seios e é acusada de exposição indecente


Para promotor, jovem violou uma lei local que proíbe nudez em público.
Barista foi flagrada com um biquíni fio-dental e adesivos sobre os mamilos.

Depois de ser presa no ano passado, a barista Megan Elizabeth Lenn, de 19 anos, foi acusada nesta terça-feira (23) pela promotoria do condado de Pierce, no estado de Washington (EUA), de exposição indecente por ter usado tapa-seios durante o expediente.

De acordo com reportagem do jornal "News Tribune", a jovem americana foi flagrada trabalhando em uma cafeteria de Puyallup com trajes indecentes. Em outubro, um homem prestou uma queixa de que a barista usava um biquíni fio-dental e adesivos sobre os mamilos.

Quando a polícia chegou à cafeteria para investigar a denúncia, Megan já havia colocado a parte de cima do biquíni, deixando os adesivos sobre a peça. Na época, o agente decidiu apreender os tapa-seios como prova.

Segundo o promotor Kevin Benton, a barista do "Bikini Bottom Espresso", que fica na Rua 176 em Puyallup, terá que comparecer em uma audiência no tribunal nas próximas semanas. Ele destacou que Megan violou uma lei local que proíbe nudez em público.

Ator que estava desaparecido é encontrado morto no Canadá, diz CNN













Polícia encontrou corpo em um parque nos arredores de Vancouver.
Conhecido pela série 'Growing pains', ele era filho de ator de 'Star trek'.

O ator Andrew Koenig, que estava desparecido desde 14 de fevereiro, foi encontrado morto em Vancouver, no Canadá, informa o site do canal de TV CNN nesta quinta (25).

Uma pessoa próxima à famílila revelou à CNN que o o corpo foi encontrado em um parque.

Ainda segundo a CNN, a polícia de Vancouver confirmou que um corpo foi encontrado no Parque Stanley por volta do meio-dia de quinta-feira e que "acreditava ser de Andrew Koenig".

Andrew Koenig ficou conhecido pela série de TV "Growing pains", exibida nos anos 1980. Na trama, ele interpretava Boner, amigo do protagonista Mike, vivido por Kirk Cameron. Sua carreira também inclui trabalhos no cinema, como ator e produtor. Atualmente, ele trabalhava como operador de câmera na comédia “Never not funny”.

Koenig estava desaparecido desde 14 de fevereiro, quando deveria ter voltado em um voo para os EUA. Como ele não apareceu, amigos e familiares fizeram apelos para que o ator entrasse em contato.r

O ator é filho de Walter Koenig, que atuou no seriado original "Star Trek" no papel de Pavel Chekov. Em entrevista coletiva nesta quarta, Walter afirmou que seu filho parou de tomar medicamentos antidepressivos há aproximadamente um ano. "Achamos que, provavelmente, ele está muito deprimido", disse o pai.

Judith Koenig, a mãe, disse que a depressão de seu filho a preocupava. "Ele sempre apresentou uma tendência a se desligar das coisas, a desistir das coisas", afirmou.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BA: polícia prende 70 em festa de traficante em Feira de Santana

A comemoração numa casa de eventos reuniu mais de cem pessoas, inclusive mulheres e crianças. Quando os agentes chegaram, encontraram maconha, crack, cocaína, lança-perfume e R$ 7 mil.
Dezenas de bandidos foram presos na Bahia, quando comemoravam o aniversário de um traficante.

Carceragem superlotada, 70 presos numa só operação. Todos participavam da festa de aniversário de Josenildo Borges Souza, o Pona, acusado de ser um dos chefes do tráfico drogas em Feira de Santana, a 110 quilômetros de Salvador.

A comemoração numa casa de eventos reuniu mais de cem pessoas, inclusive mulheres e crianças, e começou ao meio-dia. Quando os agentes chegaram, no meio da tarde, encontraram, nas mesas, maconha, crack, cocaína, lança-perfume e R$ 7 mil.

Os convidados pagavam pela droga consumida na festa. Todos foram obrigados a deitar ao redor da piscina. Cinquenta policiais participaram da ação.

A polícia informou que já vinha investigando os traficantes desde que publicaram na internet fotos e vídeos de outras festas também com o consumo de muita droga, mas os policiais só chegaram ao local onde estava o grupo depois de uma denúncia anônima.

Foi preciso um ônibus para levar todo mundo para o complexo policial. Trinta e sete mulheres e crianças prestaram depoimento na terça à noite e foram liberadas. Dos 70 presos, 30 foram indiciados por tráfico de drogas ou envolvimento com o tráfico. Os outros ainda estão sendo ouvidos.

“Todo o nosso trabalho de investigação começou com uma festa acontecida anteriormente. A partir daí, começamos a mapear esses indivíduos e a acompanhá-los mais de perto. Nessa festa agora eles sofisticaram mais, foram para uma casa de eventos, inclusive ampliaram o número de convidados que eram traficantes”, declarou o delegado Fábio Lordello.

Veja o Vídeo da prisão.

Treinadora morta por orca em parque na Flórida caiu no tanque, diz polícia.

Morte ocorreu em frente ao público que assistia a show, diz testemunha.
Em nota, empresa informa que vai investigar possível causa do ocorrido.

Uma treinadora do SeaWorld de Orlando, no estado americano da Flórida, que morreu ao ser atacada por uma orca nesta quarta-feira (24), escorregou e caiu no tanque onde ficava o animal, disse um porta-voz da polícia.

"Aparentemente ela se desequilibou e caiu", disse o porta-voz da polícia do condado de Orange, Jim Salomon, que rechaçou informações divulgadas anteriormente pela imprensa de que a orca havia arrastado a mulher até o tanque.

O porta-voz da polícia identificou a mulher como a treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, embora o parque não tenha divulgado seu nome.

"Uma de nossas mais experientes treinadoras de animais afogou-se em um incidente com uma de nossas orcas nesta tarde", informou Dan Brown, gerente-geral do SeaWorld.

"Este é um momento extremamente difícil para os parques SeaWorld", disse o gerente ao se referir ao ocorrido.

Segundo a TV local, a treinadora morreu após ter sido atacada por Tilikum, uma das orcas mantidas no tanque de Shamu.


Orcas nadam em tanques no SeaWorld de Orlando, na Flórida, depois do incidente que provocou uma morte nesta quarta-feira (24).

Comunicado

Em comunicado, o SeaWorld lamentou a morte de "uma das nossas experientes treinadoras" e informou que uma investigação já foi instalada para identificar a possível causa. Leia a abaixo a íntegra do texto:

"Comunicado oficial sobre incidente no SeaWorld Orlando

É com profunda tristeza que o SeaWorld Parks & Entertainment comunica que nesta tarde, 24 de fevereiro de 2010, uma de nossas experientes treinadoras de animais faleceu em um acidente com uma de nossas baleias orcas. Já foi instalada uma investigação para identificar a possível causa do ocorrido. Há diversos dados e detalhes que gostaríamos de compartir sobre esse caso, mas vamos aguardar os resultados oficiais e divulgá-los no momento correto.

Nós fazemos questão de enfatizar que esse é um momento extremamente difícil para o SeaWorld e todos os membros da equipe. Nós nunca tivemos em 46 anos de história de SeaWorld um incidente como este, e todos os nossos procedimentos passarão por severas investigações. Nós estendemos nossos sentimentos a família e amigos da treinadora e iremos providenciar toda a assistência a eles nesse difícil momento."

Em frente ao público

Segundo a testemunha Victoria Biniak, ouvida pela TV, a treinadora tinha acabado de explicar ao público como seria o show. Então, o animal teria pulado do tanque, agarrado a mulher e a chacoalhado violentamente, em frente ao público.

Depois do ataque, os visitantes foram levados para fora, e o parque foi fechado, disse a testemunha à TV.

Um funcionário do parque disse à France Presse que o SeaWorld iria divulgar um comunicado sobre o incidente.

Parques da rede SeaWorld nos EUA já haviam sido palco de incidentes anteriormente.

Em novembro de 2006, o treinador Kenneth Peters, de 39 anos, foi mordido e levou vários 'caldos" de uma orcaa durante um show em San Diego, na Califórnia. Ele quebrou um pé. Ela já havia atacado Peters duas vezes antes, em 1993 e 1999.

Em 2004, no parque de San Antonio, no estado do Texas, outro animal tentou atingir e morder um treinador. Ele conseguiu escapar ileso.


Foto de 13 de maio de 2005, cedida pelo SeaWorld, mostra a treinadora Dawn Brancheau e a atriz Evangeline Lilly, do seriado 'Lost', brincando com orca no SeaWorld de Orlando, na Flórida

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 70 milhões

Segundo a Caixa, 210 apostas acertaram cinco números.
Outras 15.420 apostas acertaram quatro números.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1156 da Mega-Sena sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (24). O sorteio foi realizado em Florianópolis, às 20h (horário de Brasília). De acordo com estimativa da Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 70 milhões.

Confira os números sorteados:

09 – 24 – 31 – 44 – 48 – 49

Segundo a Caixa, 210 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 21.432,57. Outras 15.420 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 416,97.

O próximo concurso será realizado no dia 27 de fevereiro.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Julio César bate o carro e pode desfalcar o Inter de Milão contra o Chelsea


Acidente com goleiro não é grave, mas o deixa fora do treino desta segunda.


Segundo noticia o canal de TV italiano "Sky", o goleiro Julio César, do Inter de Milão e da seleção brasileira, sofreu um acidente automobilístico na noite de domingo. O jogador bateu depois de perder o controle de sua Lamborghini no bairro de San Siro, em Milão. Julio César não se feriu com gravidade, mas ficou fora do treinamento do Inter de Milão nesta segunda-feira.

A participação do goleiro na partida contra o Chelsea, quarta-feira, pela Liga dos Campeões, está em dúvida. Ele será avaliado nesta terça-feira. Caso não tenha condições de atuar, Julio César será substituído pelo veterano Toldo.

TV flagra motorista embriagado furando bloqueio policial na China

Carro foi encontrado alguns quarteirões à frente, bastante danificado.
Suspeito não acordou nem quando os policiais tentaram tirá-lo do veículo.

Imagens feitas por uma equipe de TV mostram um motorista supostamente bêbado atravessando um bloqueio policial na província chinesa de Shandong.

Segundo a TV CCTV, o motorista tinha passado a noite celebrando o Ano Novo chinês com amigos e a família.

O carro foi achado alguns quarteirões à frente, bastante danificado, com o motorista desacordado dentro.

Ele cheirava a álcool, segundo a polícia, e não acordou quando tentaram retirá-lo do carro.

Ele não ficou ferido.

Ricardo Gomes é internado em hospital paulista com suspeita de AVC

Técnico são-paulino de 45 anos está no São Luiz, unidade Morumbi.

O técnico Ricardo Gomes foi internado por volta da meia-noite deste domingo no Hospital São Luiz, unidade Morumbi, em São Paulo, com suspeita de ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral). A informação foi confirmada por Marco Aurélio Cunha, médico e superintendente do São Paulo

O atual treinador são-paulino, de 45 anos, passou mal horas depois da derrota por 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras, no Palestra Itália, pelo Campeonato Paulista.

O São Paulo vai divulgar uma nota oficial dentro de instantes para esclarecer como está o estado de saúde do treinador.

Concursos com inscrições abertas somam 18 mil vagas

Há cargos para todos os níveis de escolaridade.
Salários chegam a R$ 20.953,17 em dois tribunais.

Pelo menos 64 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (22) e totalizam 18.123 vagas para todos os níveis de escolaridade.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Pelos menos cinco concursos abrem as inscrições nesta segunda-feira: o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, para 5 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade; o governo de São Paulo, que abriu 60 vagas de executivo público para o Arquivo Público do Estado da Casa Civil; o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas (Cenp), ligados ao Ministério da Saúde, com 392 vagas de níveis médio e superior; Prefeitura de Itapevi (SP), para 40 vagas de nível médio; e Prefeitura de Ipatinga (MG), para 200 vagas.

Já a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) encerra nesta segunda as inscrições para 697 vagas. O Ministério Público de São Paulo também, para 75 vagas de promotor.

Entre os concursos abertos, os que oferecem os maiores salários são os do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) e o do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15º Região (Campinas): R$ 20.953,17.

Veja aqui os editais e os concursos.

Pilotos começam a maior greve na história da Lufthansa


No Brasil, greve deve afetar poucos voos.
Cerca de 800 voos diários podem ser cancelados.

Os pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa iniciaram nesta segunda-feira (22) a maior greve na história da companhia aérea, com uma paralisação total de quatro dias que deixará em terra a maior parte dos aviões da companhia aérea.

Os grandes aeroportos alemães de Frankfurt, Düsseldorf, Munique, Hamburgo e Berlim registravam já esta manhã dúzias de cancelamentos e suspensões de voos programados, que afetam fundamentalmente rotas internas, embora também, em menor medida, estrangeiras.

A própria companhia aérea calcula que só nesta segunda-feira serão suspensos cerca de 800 voos por causa da greve convocada pela associação Cockpit, que mobilizou quatro mil pilotos da maior companhia aérea alemã. Em condições normais, a Lufthansa tem 1.800 voos diários, incluindo 160 intercontinentais, número que inclui também os voos de suas companhias regionais.

O ministro de Transportes alemão, Peter Ramsauer, tentou até a última hora do domingo, embora sem sucesso, mediar entre os pilotos e a companhia para evitar a greve, que pode alcançar perdas de 25 milhões de euros diários para a Lufthansa.

A greve

O sindicato Cockpit convocou uma greve de pilotos da 0h de segunda-feira (22) - 23h GMT de domingo, 21 - até às 23h59 (22h59 GMT) de quinta-feira (25). A paralisação é fundamentalmente para exigir garantias para seus postos de trabalho e impedir que a companhia alemã contrate parte de seus voos com outras empresas estrangeiras e com pilotos que trabalham com tarifas mais baixas.

A lista de voos mantidos durante os quatro dias da greve foram listados no site da Lufthansa, que também informa aos clientes afetados que as viagens cujas reservas tenham sido feitas antes de 18 de fevereiro poderão ter suas datas trocadas sem custo adicional.

No Brasil, apenas os quatro voos da companhia programados para sair de São Paulo entre os dias 22 e 25 devem ser cancelados. Outros quatro voos que deveriam chegar a São Paulo no mesmo período também não devem acontecer, segundo a companhia aérea.

Segundo a Lufthansa todos os clientes que estavam com voos marcados nestes dias foram contatados e puderam remarcar as suas viagens sem custos adicionais.

Voos cancelados com origem e destino no Brasil


Voo Data Origem Destino
LH506 22 de fevereiro Frankfurt Guarulhos
LH507 23 de fevereiro Guarulhos Frankfurt
LH506 23 de fevereiro Frankfurt Guarulhos
LH507 24 de fevereiro Guarulhos Frankfurt
LH504 22 de fevereiro Munique Guarulhos
LH505 23 de fevereiro Guarulhos Munique
LH504 24 de fevereiro Munique Guarulhos
LH505 25 de fevereiro Guarulhos Munique

Com informações da EFE e da France Presse

Antônio Carlos muda o Verdão na base da conversa, ponto fraco de Muricy Ramalho


Mesmo que discretos, técnico e jogadores valorizam mudança de postura no vestiário e comemoram resultado no campo: vitória no clássico.

Recém-contratado pelo Palmeiras para o lugar do demitido Muricy Ramalho, Antônio Carlos não teve tempo de conhecer bem o elenco e treinar a equipe para o clássico com o São Paulo. Então, o ex-zagueiro optou pela conversa como arma principal para o jogo do último domingo, vencido pelo Verdão por 2 a 0, com dois gols de Robert.

E essa postura do novo treinador palmeirense parece ter agradado (e muito) os jogadores. Mesmo que discretamente, eles valorizaram esse papo de vestiário, algo que não existia com o antigo treinador. Essa, aliás, foi uma reclamação constante dos são-paulinos no ano passado, quando ele deu lugar a Ricardo Gomes no Tricolor.

- Não é que existe técnico melhor que o outro. É uma questão de estilo. O Antônio Carlos, como parou de jogar há pouco tempo (em 2007), talvez entenda melhor a linguagem do boleiro – falou Cleiton Xavier. O curioso é que à época da demissão de Muricy no São Paulo, o zagueiro Rodrigo também usou o termo “linguagem de boleiro”.

Um dos principais jogadores do atual elenco alviverde, o volante Pierre também comentou sobre a mudança de treinador. Mas foi menos incisivo.

- A chegada de um treinador novo muda o nosso moral. Todo mundo agora quer mostrar serviço. Começamos do zero de novo – avaliou Pierre.

Após o triunfo sobre o São Paulo, clube no qual Antônio Carlos também fez sucesso como zagueiro, o treinador do Palmeiras valorizou a sua conversa no vestiário.

- O mais importante no clássico foi a conversa que tivemos. Nós temos um bom elenco, temos uma espinha dorsal, um bom entrosamento. O que eu procurei fazer nesses dois dias que tive para treinar a equipe foi dar tranquilidade aos jogadores e pedir para eles esquecerem o que estava acontecendo internamente – falou Zago.

Depois da goleada sofrida para o São Caetano e da demissão do técnico Muricy Ramalho, parte das organizadas do Palmeiras fez uma série de protestos.

Taça Guanabara, De papai a bombeiro, as multifacetas do campeão Joel Santana


Treinador do Botafogo deixa claro que estilo paizão não significa um convite à indisciplina: 'É tudo à base de respeito'.

Seja no Flamengo, no Fluminense, no Vasco e agora no Botafogo, Joel Santana coleciona mais do que títulos. Ele é idolatrado e respeitado pelos jogadores. Coisa difícil em uma classe recheada de vaidade.

Entre 2007 e 2008, ganhou na Gávea o apelido de papai Joel. Trocou os filhos rubro-negros pela chance de disputar a Copa do Mundo pela África do Sul. Os maus resultados deram fim à esperança. Retornou ao Brasil desanimado, frustrado. Mas o Alvinegro abriu as portas e devolveu-lhe o sorriso após o título da Taça Guanabara domingo, com a vitória por 2 a 0 sobre o Vasco.

- O título é muito importante para mim porque passei dois anos difíceis, estava chateado com as situações do esporte e o Botafogo me deu a oportunidade.

Só que a situação não era das mais tranquilas. Jogadores e torcida sofriam com a goleada por 6 a 0 para o Vasco. Entrava em ação o bombeiro Joel.

- Quase sempre chego nos clubes com a coisa pegando fogo e tento apagar. Mas não sou bombeiro, tento apenas ajudar – disse.

Ele se preocupa com a interpretação errada do seu jeito de ser. Há quem veja no “papai” uma brecha à permissividade e à indisciplina.

- Dizem que Joel é paizão e coloca a mão na cabeça dos jogadores. Mas não é bem assim. Trato bem porque vejo cada um deles como se fossem meus filhos. É o que sempre digo: “você vai ter a minha confiança até o fim, desde que não me magoe. Por isso, gozo do respeito dos jogadores” – explicou.

O grupo alvinegro entendeu o recado. Antes da final contra o Vasco, deram ao treinador uma garrafa de champanhe. Agradecimento pela mudança que provocou desde que assumiu o clube.

- Eles viram a minha maneira de ser, de trabalhar. Levo isso de casa, não da faculdade. Não é na base da chibata é na base do respeito. Na vida só se consegue alguma coisa com disciplina – declarou Joel.

Meninas se beijam em bloco no Rio e acabam na delegacia

Confusão aconteceu durante desfile na Zona Sul.
'Meu beijo não tinha nada de agressivo', defendeu-se uma das jovens.

Um beijo entre duas jovens de 17 e 18 anos provocou confusão durante o desfile de um bloco de carnaval na tarde deste sábado (20), no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio. No empurra-empurra, um policial foi atropelado e quebrou o pé. Além disso, dois rapazes foram presos, acusados de agressão. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon).
A denúncia foi feita por um homem de 50 anos e movimentou várias guarnições policiais. Com a chegada dos PMs, houve revolta de outros participantes do bloco, que defendiam o direito das moças se beijarem.

“Ele disse que viu duas moças se beijando e pensou que uma era menor de idade. Ele achou que nesse caso seria errado uma menor de idade beijando outra maior de idade. Mas, pelas testemunhas, se verificou que não houve nenhuma corrupção de menores”, avalia o delegado Gustavo Valentini.

A mais velha, que preferiu não se identificar, acha que foi vítima de discriminação sexual. “O meu beijo não tinha nada de agressivo, é um beijo como qualquer outro beijo de carnaval, uma coisa que acontece. Não precisava ter causado a confusão que causou”, defendeu-se.

As jovens beijoqueiras foram liberadas, com a garantia do delegado de que beijar não é crime. “Se não houve corrupção de menores, ou violência ou grave ameaça, não é crime”.

Auxílio-reclusão??????????????? Isso é uma vergonha nacional.

O MAIOR DOS ABSURDOS:

Você sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?

Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1º/1/2010 é de R$798,30 por filho para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. Mais que um salário mínimo que muita gente por aí rala pra conseguir e manter uma família inteira.

Ou seja, (falando agora no popular pra ser entendido)
Bandido com 5 filhos, além de comandar o crime de dentro das prisões, comer e beber nas costas de quem trabalha e/ou paga impostos, ainda tem direito a receber auxílio reclusão de R$3.991,50 da Previdência Social.
Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual ou mesmo um aposentado que trabalhou e contribuiu a vida inteira e ainda tem que se submeter ao fator previdenciário?
Mesmo que seja um auxílio temporário, prisão não é colônia de férias.
Isto é um incentivo a criminalidade nesse pais de merda, formado por corruptos e ladrões.

Não acredita?
Confira no site da Previdência Social.

Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS
( http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22 )

Pergunto-lhes:

1. Vale a pena estudar e ter uma profissão?
2. Trabalhar 30 dias para receber salário mínimo de R$510,00, fazer malabarismo com orçamento pra manter a família?
3. Viver endividado com prestações da TV, do celular ou do carro que você não pode ostentar pra não ser assaltado?
4. Viver recluso atrás das grades de sua casa?
5. Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso, recebe uma bolsa de R$798,30 para seu sustento?
6. Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?
7. Vc acredita nas promessas dos politicos corruptos, ladrões eleitos pela grande massa de ignorantes em nosso pais?
8. Você acredita no discurso da polícia que está se esforçando pra diminuir a criminalidade?


MOSTRE A TODOS O QUE OCORRE NESSE PAÍS!!!

Mercedes-Benz divulga fotos do F800 Style





Design vai inspirar a nova geração do CLS, que chega neste ano.
Protótipo vem com duas opções ecológicas de motorização.

Carro apresenta o novo conceito de design da Mercedes-Benz.
Carro-conceito é equipado com duas opções de motores.

As primeiras fotos oficiais do conceito Mercedes-Benz F800 Style foram divulgadas pela fabricante antes da sua estreia no Salão do Automóvel de Genebra, em março. Com o modelo, a marca pretende mostrar uma nova linha de design, que deverá estar ainda este ano na próxima geração do CLS.

Os traços também deverão inspirar um modelo inédito, que deverá ser menor do que o CLS.

Para o carro-conceito, a Mercedes-Benz desenvolveu duas opções ecológicas de motores, sendo uma delas o sistema de célula de combustível com bateria de lítio-íon e, a outra, um sistema híbrido com um motor elétrico e um a gasolina.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Morre aos 109 anos o último veterano canadense da Primeira Guerra Mundial


John Babcock faleceu de 'causas naturais', segundo autoridades.
Primeiro-ministro do Canadá divulgou nota em sua homenagem.
O último veterano canadense conhecido da Primeira Guerra Mundial, John Babcock, faleceu aos 109 anos de causas naturais, informaram nesta sexta-feira (19) as autoridades canadenses.
"A morte de John Babcock marca o fim de uma época. Sua família chora e o Canadá lamenta a morte da geração que afirmou nossa independência no cenário mundial e estabeleceu nossa reputação internacional de defensores indefectíveis da liberdade, da democracia, dos direitos humanos e da primazia do direito", declarou o primeiro-ministro canadense Stephen Harper ao pranteá-lo.
John Babcock não chegou a sofrer o horror da guerra de trincheiras, porque as autoridades militares da época descobriram a idade que o adolescente ocultava - pouco mais de 15 anos.
Mas, por ter se alistado no Corpo Expedicionário canadense, cruzado o Atlântico e feito treinamento na Grã-Bretanha, tornou-se um dos 650 mil canadenses que participaram da guerra de 1914-1918.
Babcock faleceu em Spokane, Estado de Washington (noroeste dos Estados Unidos), onde viveu durante vários anos.

Elton John, Cantor diz que Jesus 'era gay superinteligente'


Jesus 'era gay superinteligente', diz Elton John em entrevista.

Cantor e compositor britânico afirma que não gosta mais de ser celebridade, pois só 'atrai loucos'.
O cantor e compositor britânico Elton John afirmou em uma entrevista publicada nesta sexta-feira que Jesus era um "homem gay superinteligente".
Na entrevista, publicada na revista americana Parade, Elton John também afirmou que Jesus era "piedoso", magnânimo e "compreendia os problemas humanos".
"Na cruz, ele perdoou as pessoas que o crucificaram. Jesus queria que fôssemos amorosos e magnânimos", afirmou o cantor.
"Não sei o que faz com que as pessoas sejam tão cruéis. Tente ser uma mulher gay no Oriente Médio - é como se você morresse", acrescentou.

Críticas

Em resposta às afirmações publicadas na entrevista, um porta-voz da Igreja Anglicana afirmou que algumas declarações feitas pelo artista deveriam “ficar restritas aos acadêmicos”.
"As reflexões de Elton John, de que Jesus nos convoca a amar e perdoar, são compartilhadas por todos os cristãos", disse. “Mas as reflexões a respeito de aspectos de Jesus como personagem histórico talvez devam ficar restritas aos acadêmicos", finalizou.
Na entrevista, Elton John também falou que não gosta mais de ser uma celebridade, pois a "fama atrai loucos".
"Princesa Diana, Gianni Versace, John Lennon, Michael Jackson, todos mortos. Dois deles, mortos a tiros em frente de suas casas. Nada disso teria acontecido se eles não fossem famosos. Nunca tive um guarda-costas, nunca, até a morte de Gianni (Versace)", disse.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Britânica consegue ter filho após 18 abortos espontâneos


Angie Baker disse que filha é um 'milagre'; tratamento corrigiu alto índice de leucócitos naturalmente exterminadores.
Uma mulher que sofreu 18 abortos espontâneos conseguiu realizar o sonho de se tornar mãe, após se submeter a um tratamento especializado em Epsom, na região metropolitana de Londres.
Angie Baker, de 33 anos, descreveu como um "pequeno milagre" sua filha Raiya, que nasceu no último dia 9 de dezembro.
"Parece um sonho. Ela é perfeita em todos os sentidos", disse Angie.
Angie vinha tentando ter filhos desde os 20 anos de idade, mas todas as vezes em que engravidou sofreu abortos espontâneos entre as cinco e oito semanas de concepção.
"Emocionalmente, era uma montanha-russa. Todas as vezes que eu ficava grávida alimentava a esperança de que 'é agora'", contou.
"No fundo, eu sempre pensei que era um problema pequeno que tinha cura."

Tratamento

Angie recebeu tratamento para um subtipo de leucócitos, os glóbulos brancos presentes no sangue e responsáveis pela defesa contra microorganismos.
Utilizando testes disponíveis apenas em Epsom, Liverpool e Chicago, o médico Hassan Shehata, do hospital da Epsom and St Helier University, descobriu que Angie tinha uma alta incidência das chamadas células NK (do inglês "natural killers", ou seja, células exterminadoras naturais).
Essas células defensivas atacavam o feto, confundindo-o com um corpo estranho.
O médico, que supervisiona pacientes de diversas partes do mundo, disse que só conhecia, de leitura, um caso no qual uma mulher sofrera tantos abortos quanto Angie.
"Dezoito abortos espontâneos é um grande número. É mais fácil ter a sorte de ganhar na loteria que o azar de ter 18 abortos espontâneos", ele comparou.
Segundo ele, os abortos espontâneos afetam uma em cada cinco mulheres grávidas. A chance de passar por essa situação duas vezes é uma em 25, e cinco vezes, uma em 15 mil.
Angie foi submetida a um tratamento que incluía a ingestão de uma alta dose de esteróides duas semanas antes da concepção e 12 semanas depois.
Após o nascimento de Raiya, a nova mãe disse que estava muito feliz.
"Estou adorando. Estou curtindo cada momento. É uma preciosidade. Não acredito que ela está aqui, e é minha."

Tiger pede desculpas por escândalo: ‘Estou profundamente arrependido’


Após quase três meses, golfista fala sobre crise familiar, nega ter sido agredido pela esposa e diz que seguirá se tratando para curar vício em sexo.
Para os quase três meses de silêncio, pouco mais de 13 minutos de explicações. Tiger Woods reuniu jornalistas em um clube na Flórida nesta sexta-feira e pediu, publicamente, desculpas pelo escândalo em que se viu envolvido desde o dia 27 de novembro, quando bateu seu carro em uma árvore. O acidente, como uma tacada mal dada, chamou a atenção para uma vida conjugal em ruínas, marcada por traições. Emocionado, o melhor golfista do mundo disse que precisa de ajuda e que continuará se tratando para curar seu vício em sexo. Ainda sem saber quando voltará aos campos, ele fez um pedido imediato: que a imprensa deixe sua família em paz. Veja as fotos!
E Tiger tratou de se precaver. Apenas cinegrafistas e fotógrafos tiveram acesso à sala onde foi feito o pronunciamento - ninguém tinha direito a fazer perguntas. Elin, a esposa, não compareceu. Mas o golfista recebeu ali o apoio da mãe, Kultida, que ganhou um forte abraço assim que o filho encerrou seu discurso.
-Estou profundamente arrependido pelo meu comportamento irresponsável e egoísta. Vocês devem estar querendo saber como eu pude ser tão egoísta e tolo. Como eu pude fazer isso com minha esposa e com meus filhos? – disse.
O americano negou que Elin o tenha agredido naquela noite, como tinha especulado a imprensa internacional. Woods teria confessado a ela ter tido três casos extraconjugais.
- Eu fico furioso ao saber que alguém pôde inventar uma história como essa. A Elin nunca me bateu. Nem naquela noite nem em nenhuma outra. Nunca houve nenhum episódio de violência doméstica em nosso casamento. Nunca. A Elin tem mostrado enorme equilíbrio nesse calvário. Ela merece ser elogiada, não culpada. Esse problema aqui é sobre meu repetido comportamento irresponsável. Eu não fui fiel. Tive casos extraconjugais. Eu traí. O que fiz não é aceitável. Eu sou a única pessoa a ser culpada - disse, para depois pedir - Por favor, deixem minha esposa e meus filhos em paz.
Emocionado, Tiger engasgou algumas vezes, mas retomou o fôlego e falou sobre o período em que ficou em uma clínica de reabilitação para tentar curar seu vício em sexo. Ele disse que continuará se tratando.
- É difícil admitir que preciso de ajuda, mas preciso. Durante 45 dias fiquei internado. Dei os primeiros passos na direção certa. Ainda tenho um longo caminho a percorrer.
Tiger agradeceu à PGA, que estava representada na sala pelo diretor Tim Finchem. O golfista disse não saber quando voltará à competições. Acenou com uma possibilidade para ainda este ano.
- Quando eu voltar, preciso fazer de meu comportamento mais respeitoso ao golfe. Hoje eu peço a ajuda de vocês para achar espaço em seus corações e, um dia, acreditarem em mim novamente.
O golfista pediu desculpas aos amigos e às pessoas que trabalham com ele. Lembrou que o trabalho de sua fundação, ideia dele e do pai, não pode ser afetado pelo escândalo. Segundo a revista Forbes, a imagem do atleta está avaliada em US$ 82 milhões.
- Estou ciente da dor que meu comportamento provocou em todos vocês. Sei que decepcionei vocês, decepcionei os meus fãs. Para muitos vocês, especialmente meus amigos, meus amigos, meu comportamento tem sido uma decepção pessoal. Para os que trabalham comigo, eu os decepcionei pessoalmente e profissionalmente. Meu comportamento causou preocupação aos meus parceiros de negócios.

TAM leva multa R$ 1,94 milhão por infração em call center

Demora e falta de espaço para reclamação motivaram multa.
Tempo de espera superou três minutos em muitos casos.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça multou a companhia aérea TAM em R$ 1,948 milhão por descumprir as regras de atendimento de call centers, que entraram em vigor em 2008.

Segundo o DPDC, o atendimento telefônico da empresa não teria disponível as opções "cancelamento e "reclamação". Além disso, o tempo de espera para falar com o atendente teria superado os 60 segundos determinados em lei.

A punição à empresa foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (18). O processo, no entanto, foi instaurado em novembro do ano passado. A decisão, assinada pelo diretor do DPDC Ricardo Morishita, aponta que o cálculo da multa leva em conta "a gravidade e a extensão da lesão causada a milhares de consumidores em todo o país, bem como a condição econômica da empresa".

O DPDC informou que a empresa tem 30 dias para efetuar o pagamento da multa, ou dez dias para entrar com recurso contra a decisão.

Procurada pelo G1, a TAM informou que não foi notificada da decisão e quando da intimação irá se manifestar formalmente nos autos do processo.

Justiça decreta prisão de PMs suspeitos de sequestrar e matar jovem

Quatro policiais estariam envolvidos no crime.
Amigo da vítima conseguiu fugir e foi à polícia.

A Justiça decretou nesta sexta-feira (19) a prisão temporária de quatro policias militares suspeitos de sequestrar dois jovens e de matar um deles. Os quatro PMs, dois cabos e dois soldados, prestam depoimento na tarde desta sexta na Corregedoria da Polícia Militar e seguirão para novos depoimentos na Delegacia de Homicídios.

Depois, eles serão encaminhados para o Batalhão Especial Prisional (BEP).

Segundo a polícia o jovem que sobreviveu, ele estava com um amigo, identificado como Marcílio de Souza Silva, de 24 anos, próximo à Vila Cruzeiro, favela subúrbio do Rio, na noite de quarta-feira (17).

A Polícia Civil informou que os dois estavam em uma motocicleta e tiveram os celulares e a moto roubados.

Os policiais teriam levado as vítimas para traficantes de Parada de Lucas - que seriam rivais aos da Cidade de Deus, de onde são os garotos -, que começaram a atirar contra os dois. Eles conseguiram correr, mas Marcílio teria sido recapturado pelos policiais, que seguiram de volta para a Vila Cruzeiro e os próprios PMs teriam executado Marcílio com dois tiros.

O desaparecimento de Marcílio foi registrado pela família da vítima, na 22ª DP (Penha). O corpo dele foi encontrado na quinta-feira (18), próximo ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha, e encaminhado ao Instituto Médico-Legal Afrânio Peixoto, na Leopoldina.

As informações foram passadas pela polícia, que se baseou no depoimento do sobrevivente que conseguiu fugir dos policiais militares.

Os dois jovens são moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio.

A Polícia Militar enviou nota sobre o assunto, veja na íntegra:

"As graves acusações contra a conduta de quatro policiais militares do 16º BPM (Olaria) causam indignação à Polícia Militar. A denúncia é muito grave e a corporação está apurando com rigor em conjunto com a Delegacia de Homicídios.

Os policiais militares já foram identificados e estão presos à disposição do Corregedor da Polícia Militar e caso sejam comprovadas suas participações no fato, serão expulsos da Corporação."

Arruda é transferido para sala menor e sem banheiro na PF

Advogado diz que situação de governador afastado do DF é vexatória.
Nova sala não tem janela, nem banheiro privativo.

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) foi transferido na tarde desta sexta-feira (19) para uma sala menor dentro das dependências da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso desde o dia 11 de fevereiro. A informação foi divulgada por Thiago Bouza, um dos advogados de Arruda, e confirmada pela Polícia Federal.

Arruda estava antes em uma sala de 40 metros quadrados com cama, mesa com cadeiras e um banheiro privativo. Agora, o governador está em uma sala menor, que, de acordo com Bouza, teria 16 metros quadrados.

Segundo o advogado, há apenas um beliche e o governador vai precisar ser acompanhado por agentes sempre que quiser ir ao banheiro. A sala não tem janela, nem ar condicionado e apenas um basculante faz a ventilação do espaço. "É uma situação vexatória para um governador de estado", reclamou o advogado.

A PF, no entanto, diz que a nova sala de Arruda tem 10 metros, mas conta com ar condicionado, uma mesa e um sofá.

Em nota, a Polícia Federal confirma a mudança de sala, mas não dá detalhes sobre o novo local de prisão de Arruda. A PF apenas diz que o local tem "padrão compatível com as prerrogativas legais de prisão especial".

A antiga sala de Arruda pertencia à Diretoria Técnica Científica da PF. A justificativa do órgão é que a transferência visa retomar a rotina de trabalho da área. "A transferência tem como objetivo a retomada da rotina de trabalho da Diretoria Técnico Científica, bem como a racionalização da segurança disposta para a custódia", diz a nota da PF. A nova sala fica também no complexo da Superintendência, mas no prédio do Comando de Operações Táticas.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Obra do anel ferroviário de Cachoeira está paralisada há 2 anos


As obras do contorno ferroviário de São Félix e Cachoeira, iniciadas em 14 de julho de 2006, estão paralisadas desde agosto de 2007. A assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) alegou que o motivo da paralisação é que o projeto precisou ser revisto devido às mudanças solicitadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre elas a redução do número de pilares de 18 para 11. O Tribunal de Contas da União (TCU) também determinou o embargo por suspeita de irregularidades.

“As obras, tanto em Cachoeira quanto em São Félix, foram iniciadas sem o licenciamento do patrimônio dado pelo Iphan. O conjunto arquitetônico e paisagístico de Cachoeira é tombado, temos que dar o aval, ainda mais numa obra que envolve a construção de pilares, pontes e cortes nas encostas, o que causaria grande impacto visual”, justificou Bruno Tavares, coordenador técnico do Iphan.

Sem o licenciamento, o órgão embargou as obras. A previsão do Dnit é que elas sejam retomadas em 2010. Orçada inicialmente em R$ 115 milhões, a obra é considerada estratégica para o escoamento da produção do nordeste para o sudeste e deveria ser concluída até 2008.

A assessoria de comunicação do Dnit informou que o valor atual da obra será determinado após a conclusão do novo projeto, que adequa às exigências do Iphan. Porém a expectativa é que o valor seja majorado em 100%. A assessoria esclareceu ainda que até o momento da paralisação dos trabalhos, em 2007, haviam sido executados aproximadamente R$ 8 milhões, equivalente a 7% do valor orçado à época, aplicados em 2 km de terraplenagem e serviços de drenagem.

Atualmente, o canteiro de obras, instalado na estrada São Félix/Maragojipe, próximo ao Rio Capivari, afluente do Rio Paraguaçu, permanece fechado, com apenas três vigilantes que cuidam de evitar a entrada de pessoas no local. No lugar de máquinas, só há galpões vazios e muito mato. “Ninguém trabalha aqui. Só os três vigias”, disse um vigilante, que não se identificou.

Na área foram feitas marcações e abertura da estrada para transporte do material para a construção da ponte sobre o Paraguaçu e do viaduto sobre a estrada para Maragojipe. A placa indicando o valor de R$ 115.399.830,51 e prazo de conclusão, de 540 dias está danificada.

Irregularidades - Além do embargo do Iphan, suspeitas de irregularidades foram detectadas pelo TCU, em agosto de 2007, que determinou a suspensão da obra. Segundo o Tribunal, a Queiroz Galvão, empreiteira responsável pela execução das obras, iniciou a construção do anel ferroviário sem ter uma empresa que fizesse o acompanhamento dos trabalhos.

Em novembro de 2007, o TCU, tendo em vista o encerramento do contrato entre o Dnit e a Queiroz Galvão, retirou o status de irregularidade grave da obra. “Se agora o Dnit contratar, além da empresa que execute a obra, outra que fiscalize o andamento da mesma, ela pode prosseguir, não havendo outra irregularidade”, garantiu Marcus Vinícius de Castro Reis, secretário substituto do TCU na Bahia.

Reis explicou que na época, a auditoria do Tribunal detectou ausência de fiscalização das obras e de licença ambiental, pagamentos de serviços não realizados, deficiência dos projetos básicos e executivos e inexistência de planilha orçamentária básica. “O TCU entendeu que as possíveis falhas poderiam comprometer a continuidade do empreendimento e gerar prejuízos ao erário, caso não fossem esclarecidas e corrigidas. Então embargou de maneira cautelar”, explica Reis.

Procurador afirma que PMs sequestraram e mataram em Conquista

O procurador-geral de justiça, Lidivaldo Britto, afirmou, nesta quinta, 18, que o Ministério Público (MP) estadual já tem provas da participação de policiais militares no sequestro e assassinato de 14 pessoas, além do desaparecimento de três adolescentes, por vingança à morte do soldado Marcelo Márcio Lima Silva, 32, ocorrida no mês passado, em Vitória da Conquista (a 509 km da capital).

As declarações foram feitas no início dos trabalhos de uma força composta por sete promotores de justiça, designados para ajudar nas investigações. “Foi uma operação desastrosa, PMs invadiram casas, sequestraram e executaram pessoas, usando farda da corporação e até viaturas. Nós já identificamos dois ou três policiais envolvidos porque eles não se deram ao trabalho nem de esconder os rostos ao cometer os crimes”, declarou o chefe do Ministério Público, que foi pessoalmente a Conquista.

O soldado Marcelo Márcio foi assassinado com um tiro na nuca, por volta das 22h do dia 28 de janeiro, quando estava na garupa de uma motocicleta conduzida por outro policial militar, no bairro Alto da Conquista, periferia da cidade. O piloto, que também foi baleado, mas sobreviveu ao ataque, alegou que eles dois pretendiam fazer uma visita à casa de um colega PM, quando foram abordados por traficantes do local.
Ainda na noite da quinta-feira, durante a madrugada e o dia de sexta, 14 pessoas foram sequestradas e assassinadas, sendo que três adolescentes continuam com o paradeiro ignorado.

As investigações foram iniciadas pela promotora de justiça Genísia Silva Oliveira, titular da Vara do Júri da cidade. Várias testemunhas já reconheceram PMs do 9º Batalhão da Polícia Militar (Vitória da Conquista) como autores dos crimes. Algumas pessoas foram executadas pelos PMs em via pública, como Jorge Moreira da Silva, 40, morto a tiros na frente de casa.

Carnaval em Maragogipe






No carnaval de Maragogipe a bricadeira na rua é tradição. Tem turista francês, mascarados tomando conta das ruas e praças da cidade. Crianças e adultos entram na brincadeira.

Esperança espanhola no snowboard sofre grave acidente e é levada ao hospital


Castellet desmaia após bater com prancha na cabeça em Vancouver.

Queralt Castellet, uma das principais esperanças de medalha da Espanha nos Jogos de Vancouver, sofreu um acidente na Cypress Mountain durante os treinos de snowboard e, mesmo classificada com o terceiro melhor tempo, não disputará a final da prova. A atleta bateu com a prancha na cabeça enquanto descia a montanha, desmaiou e teve de ser levada ao hospital.

Após primeiro diagnóstico, Castellet “passa bem”, segundo Dani Fernández, responsável pela equipe de halpipe da Federação Espanhola de Jogos de Inverno. No entanto, a espanhola ainda deve passar por um exame de tomografia computadorizada nesta quinta-feira.

- Queralt está bem, felizmente não aconteceu nada, mas, por precaução, a levaram ao hospital. Ela queria competir, mas assim são as regras. Não a deixaram sair de jeito nenhum, depois de ter batido com a cabeça – disse Fernández.

Vejam a reportagem do acidente trágico de Vancouver que vitimou o Nodar Muaritashvili, do luge, que saiu da pista a 140km/h durante um treino e bateu a cabeça num poste de metal.

Incêndio destrói 600 hectares de mata atlântica na Ilha de Itaparica


Um incêndio supostamente criminoso, que começou na tarde de quarta-feira (17) destruiu 600 hectares da mata atlântica, o equivalente a 600 campos de futebol, da histórica Lagoa Grande, localizada entre Barra do Gil e a contracosta da Ilha de Itaparica (a 285 km de Salvador). O incêndio foi controlado por volta das 10 horas da manhã desta quinta, mas não debelado, pois o fogo continua queimando a vegetação.

Nesta quinta, foram detectados sete focos de incêndio. A equipe do Corpo de Bombeiros esbarra na dificuldade de acesso ao local, já que é uma mata fechada e densa. Carros-pipa não têm acesso ao centro da mata. Até a tarde de hoje, foram usados cerca de 20 mil litros de água. O helicóptero dos bombeiros abastece as bolsas numa lagoa da Fazenda Água Viva, onde foi montada a base da operação, a 200 metros da Lagoa Grande, área mais atingida. Ainda não se sabe se, além de queimar a vegetação, o fogo destruiu ninhos de pássaros ou causou a morte de outros animais.

A origem do fogo ainda é desconhecida. Porém, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros suspeitam que o incêndio seja criminoso. As hipóteses mais prováveis, segundo o major PM Gomes Filho, são as queimadas, fogueiras de caçadores, queima de lixo doméstico ou a piromania. “Existem pessoas que tocam fogo na vegetação de propósito, por diversão, sem pensar nos danos e nos prejuízos. Além disso, moradores juntam o lixo nas propriedades e queimam, com o calor forte o fogo acaba se alastrando. O incêndio foi criminoso”, ressaltou.

História - A Lagoa Grande possui área de manguezal e uma biodiversidade ainda preservada. Segundo o fotógrafo e ambientalista Luís Pereira, na Lagoa Grande ainda existem as ruínas da primeira igreja da Ilha de Itaparica, de Nosso Senhor de Vera Cruz, onde se desenvolveu o primeiro núcleo habitacional da região. “A lagoa alimenta todo o lençol freático da ilha. Foi nela que funcionou a primeira máquina a vapor de moer cana. Ela é uma fonte de água mineral”, contou. Perto da lagoa há várias fazendas e a comunidade da Joeirana, onde moram duas mil pessoas.

“Faremos levantamento dos prejuízos ao meio ambiente e vamos autuar os responsáveis”, garantiu Simone Alcântara, fiscal do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Economia, Bahia bate recorde de emprego formal.


Bahia cria 14,4 mil vagas com carteira assinada e bate recorde.

A temporada de novas vagas está aberta. Num resultado histórico para o mês de janeiro, o saldo entre contratações e demissões resultou na criação de 181 mil postos de trabalho formais no Brasil. A Bahia seguiu a tendência de crescimento e também bateu recorde: foram geradas 14.424 novas vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho.

O número surpreendeu as expectativas do ministério, que esperava a criação de cerca de 100 mil vagas no país em janeiro. Na Bahia, os números também foram recebidos com surpresa: “O surgimento de novas vagas era natural, tendo em vista a retomada da nossa economia. Mas tivemos um incremento bastante expressivo”, avalia o secretário de Trabalho do Estado, Nilton Vasconcelos. O Estado foi responsável por 78% das novas vagas do Nordeste.

O resultado foi impulsionado pela recuperação da economia brasileira frente à crise, calcado na retomada dos investimentos da indústria e da construção civil. No Brasil, destaque para a indústria de transformação, responsável por 38% dos novos postos de trabalho. Na Bahia, a construção civil foi o setor que impulsionou o crescimento no emprego, com 4.029 vagas.

O investimento público em obras de infraestrutura continua sendo o carro-chefe destas novas contratações. De acordo com o presidente do Sindicato da Industria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon), Carlos Alberto Vieira Lima, o setor imobiliário impulsionou as novas contratações com o início das obras do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida na Bahia. Em ritmo mais lento, os investimentos privados também têm crescido, com o lançamento de novos empreendimentos imobiliários.

Outros setores como o de serviços, indústria, agropecuária, comércio e mineração também registraram crescimento na geração de novos postos de trabalho. Os segmentos da administração pública e de serviços industriais de utilidade pública oscilaram negativamente.

A maioria das vagas estão concentradas na Região Metropolitana de Salvador. Somente na capital foram 5.031 novos empregos. No interior, destaque para Feira de Santana, Itapetinga e Vitória da Conquista.

Indústria - Concentrada em poucos setores e com forte dependência das exportações, a retomada da indústria segue num ritmo mais lento. Contudo, o saldo positivo de 2.418 novos empregos em janeiro mostra que a produção industrial ganha fôlego e deve seguir contratando.

O presidente da Federação das Indústrias do estado da Bahia, Victor Ventin, projeta uma recuperação plena da indústria baiana num horizonte de um ano e meio. “Evidentemente que ainda não é um resultado brilhante, mas mostra que estamos numa curva de crescimento”.

Futebol, próxima rodada campeonato Baiano

Dom, 21/02/2010

16:00 Madre de Deus x Bahia
16:00 Colo-Colo-BA x Camaçari
16:00 Bahia de Feira x Itabuna
16:00 Vit. da Conquista x Flu de Feira
16:00 Atl. de Alagoinhas x Feirense
17:00 Vitória x Ipitanga

Bahia bate o xará de Feira de Santana e vinga derrota na quinta rodada


Zagueiro Nen, aos 37 do segundo tempo, garante os três pontos para o Esquadrão de Aço e a retomada da liderança do Grupo 2 do Estadual.

Em menor proporção, o Bahia se vingou da derrota por 5 a 3 - na quinta rodada - e bateu o Bahia de Feira de Santana por 1 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Joia da Princesa pela oitava rodada do Campeonato Baiano. O gol do zagueiro Nen, aos 37 minutos do segundo tempo, garantiu os três pontos para o Esquadrão de Aço e a retomada da liderança do Grupo 2 com 14 pontos, deixando o Fluminense-BA na segunda posição.

Na próxima rodada, o Bahia encara o Madre de Deus, fora de casa, enquanto o Tricolor de Feira de Santana recebe o Itabuna. Ambos os jogos neste domingo, às 16h (horário de Brasília).

Confira a classificação do Campeonato Baiano

Disposto a vingar a derrota da quinta rodada, o Bahia partiu para cima do xará de Feira de Santana e, logo aos três minutos, Rogerinho arriscou de longe, obrigando o goleiro Jair a espalmar para escanteio. Até os 14, o Tricolor tentava manter a posse de bola no ataque, enquanto os anfitriões buscavam o contragolpe.

Aos 25, no entanto, após cobrança de escanteio, Bruninho chutou cruzado. Osmar, de cabeça, por muito pouco não colocou o Bahia de Feira em vantagem. Aos 34, Rogerinho se machucou, e Maurício entrou para recompor o meio-de-campo do Esquadrão de Aço, que mantinha a posse de bola, porém criava pouco.

- Temos que voltar mais conscientes para o segundo tempo, assim as oportunidades vão aparecer - disse o zagueiro Vágner, do Tricolor da capital, que foi substituído pelo jovem Thiago.

O segundo tempo começou assim como o primeiro, com os visitantes perdendo gol. Após bate-rebate na área, Marcone finalizou sobre o arqueiro Jair, isso aos dois minutos. Aos 22, resposta do Bahia de Feira. Após jogada de Wescley, Edson finalizou para fora. O mesmo Wescley, aos 27, chutou de fora da área, e o goleiro Fernando salvou o Esquadrão de Aço.

Quando Edílson Capetinha saiu para a entrada de Lima, aos 28, o Bahia ganhou em movimentação. Aos 37, finalmente o gol saiu. Maurício cobrou o escanteio, Marcone desviou e o zagueiro Nen completou de cabeça, abrindo o placar para os visitantes. Em vantagem, o Tricolor da capital controlou o jogo e garantiu os três pontos.

Primeira fase - Oitava rodada

Quinta-feira, 18/02/2010

21h30m - Camaçari 2 x 2 Madre de Deus
21h30m - Itabuna 0 x 1 Vit. da Conquista
21h30m - Colo-Colo-BA 2 x 0 Feirense
21h30m - Vitória 3 x 1 Flu de Feira
21h30m - Atl. de Alagoinhas 2 x 1 Ipitanga
22:00h - Bahia de Feira 0 x 1 Bahia

No encontro dos líderes, Vitória vira para cima do Fluminense de Feira


No Estádio de Pituaçu, Rubro-Negro sofre o primeiro gol, mas vence: 3 a 1.

Vitória e Fluminense de Feira de Santana entraram no campo do Estádio de Pituaçu como líderes de seus grupos no Campeonato Baiano. Quando a bola rolou, foi o Rubro-Negro quem levou a melhor: triunfo de 3 a 1 e de virada. Ermínio abriu o placar, mas Uelliton, Ramon e Adaílton construíram um placar favorável ao Leão.

O Vitória segue líder do Grupo A, mantendo os dois pontos de vantagem (19 a 17) em relação ao Vitória da Conquista, que também venceu na rodada. No B, o Flu de Feira se manteve com 12, ainda na primeira posição.

O jogo

O equilíbrio do primeiro tempo foi tanto que até a forma de marcar os gols foi o mesmo: jogada aérea. Aos 39 minutos, Ademir cruzou bola da direita, Ermínio apareceu por trás da zaga e emendou de cabeça para o gol. Seis minutos, o empate do time da casa. Ramon bateu escanteio, e Uelliton ganhou disputa pelo alto para também marcar de cabeça.

No segundo tempo, o Leão não demorou muito para conseguir a virada. O árbitro Rodrigo Martins Cintra marcou falta dupla de Oliveira e Deon em Nino Paraíba na área. Pênalti que Ramon mandou no canto direito e anotou 2 a 1 no placar.

Aos 23 veio o gol que deu tranquilidade ao Vitória no restante da partida. Adaílton roubou bola na intermediária, entrou na área e tocou na saída do goleiro Marcão.

8ª rodada - primeira fase

Com o filho no colo, Robinho volta à Vila, e Santos goleia o Bragantino por 6 a 3


Peixe abre 4 a 0, mas vê o time do interior se aproximar perigosamente. No fim, apenas um susto e liderança mantida.

No colo do pai famoso e idolatrado na Vila Belmiro, Robson Junior entrou pela primeira vez num campo de futebol na noite desta quinta-feira. E com o menino de dois anos já no camarote com a mamãe Vivian, Robinho fez bonito, marcou duas vezes e comandou a animada vitória do Santos sobre o Bragantino por 6 a 3.
Não poderia ter sido melhor. Primeiro, a vitória do meu time. Depois, poder dedicar o gol para o meu filho, que ama futebol como eu - disse Robinho após o jogo.

Na volta do Rei das Pedaladas à Vila Belmiro, o Peixe teve momentos brilhantes mas, nos minutos finais, pregou um leve susto na torcida. Após abrir 4 a 0, viu o time do interior reagir perigosamente, mas acabou selando a vitória no fim. Além de Robinho, André (2), Wesley e Zé Eduardo marcaram para os santistas. Diego Macedo, Frontini e Rodriguinho descontaram.

Com o resultado, o Alvinegro segue soberano na liderança do Paulistão, com 22 pontos, quatro à frente de Botafogo-SP, Corinthians e Santo André, todos com 18 pontos. Já o Braga, com nove, segue em 12º.

O último jogo de Robinho no Alçapão havia sido no dia 21 de agosto de 2005, contra o Figueirense. Naquele dia, o Peixe venceu por 4 a 3 e Robinho também marcou dois, como nesta quinta-feira. Dias depois, ele foi para o Real Madrid.

O Santos volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o Mirassol, às 17h (horário de Brasília), em Mirassol. Já o Bragantino, também no domingo, mas às 19h30m, recebe o Botafogo-SP.

Futebol veloz e gols

A velocidade com que os atacantes do Santos se movimentaram no primeiro foi tão grande que os zagueiros do Bragantino não sabiam para onde correr. Perdida, a linha de três defensores olhava para um lado e via Robinho. Do outro, Neymar. Pelo meio, André desbravava a selva de marcadores com eficiência. De trás, vinham Wesley e Paulo Henrique Ganso, distribuindo bem o jogo. Como marcar um time com seis jogadores em noite tão inspirada? Seis!

Se alguém tinha a receita, não passou para o técnico do Braga, Marcelo Veiga. A equipe do interior resistiu o quanto pôde. Foram 23 minutos de bombardeio santista até que Wesley pegou a sobra da zaga, após boa jogada de Neymar, e encheu o pé direito. Chute forte, rasteiro, no meio do gol. Era uma bola defensável, mas o goleiro Gilvan deixou passar.

Mal deu tempo de os torcedores do Santos se sentarem novamente. O ritmo seguia alucinante e, aos 27, veio o segundo. Neymar cobrou falta da direita, André mergulhou no primeiro pau para desviar de cabeça, e a bola sobrou para Robinho, sozinho, com o gol aberto à sua frente, marcar em sua volta à Vila Belmiro. Na comemoração, beijinho para Robson Junior no vidro do camarote.

A vantagem no placar não diminuiu o ímpeto do Santos. Os atacantes não pressionavam apenas quando tinham a bola. Sem ela, cercavam os zagueiros e volantes do Bragantino, sufocando as saídas de bola. Aí, com ela nos pés, eram toques rápidos, sempre em direção ao gol. Bem diferente do que aconteceu no domingo passado, quando o Peixe se enrolou contra o Rio Claro.

Aos 41, o inevitável. Robinho achou André pelo meio. O camisa 9, como um típico centroavante, recebeu de costas, girou e fuzilou de pé direito: 3 a 0.

Peixe relaxa, e Braga aperta

O Santos voltou para o segundo tempo sem tirar o pé. Logo a um minuto, Neymar enfiou para Robinho, que devolveu de primeira. O garoto entrou pela direita e chutou forte, rasteiro. O goleiro espalmou, e a bola sobrou para André marcar o quarto.

Com a goleada consolidada, o Peixe, finalmente, tirou o pé. E aí, o Bragantino se assanhou. Felipe fez duas boas defesas aos quatro e cinco minutos, em jogadas pelo alto, ambas com Frontini. Aos oito, o Braga acertou o alvo. Diego Macedo bateu falta com categoria, no ângulo esquerdo. Felipe nada pôde fazer.

Mas Robinho tratou de brecar qualquer tipo de empolgação do adversário. Aos 12, em cobrança rápida de falta, ele recebeu de Ganso, avançou livre pelo meio e, com um leve toque, encobrou Gilvan. Um golaço: 5 a 1

Com o placar dilatado, o técnico Dorival Júnior tirou Neymar e André. Entraram Madson e Giovanni. O Peixe perdeu terreno, e o Bragantino voltou a atacar. Felipe voltou a fazer boas defesas, mas quem salvou mesmo foi Roberto Brum, que tirou de cima da linha uma cabeçada de Frontini, aos 24.

De tanto pressionar, o Bragantino acabou diminuindo. Aos 27, Quixadá foi puxado dentro da área por Edu Dracena. Frontini cobrou bem e diminuiu. O Santos parou. A velocidade do primeiro tempo deu lugar a um futebol lento, de passes previsíveis. Parecia outro time em campo. A essa altura, Robinho já tinha saído para dar lugar a Zé Eduardo. Sem Neymar, Robinho e André, o Santos, de fato, era um outro time.

Aos 40, Rodriguinho arriscou de fora da área e acertou o canto esquerdo de Felipe. Era o terceiro do Bragantino, gerando uma indisfarçável apreensão na Vila Belmiro. O jogo que parecia concluído ganhou emoção no final.

Vendo que o Santos parou, o time do interior passou a acreditar que poderia empatar a partida e se lançou com tudo para o ataque. Mas, aos 45, num contra-ataque, Madson arrancou livre pela esquerda e passou para Zé Eduardo, que tocou para o gol vazio e decretou os 6 a 3. Aí, sim, a torcida do Santos respirou aliviada.

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado


Relógios devem ser atrasados em uma hora.
Medida teve objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica.

Termina à meia-noite deste sábado (20) o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora. A medida, que teve início em 18 de outubro de 2009, teve o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h durante a primavera e o verão, com um melhor aproveitamento da luz natural.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a mudança foi válida para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A estimativa é de que esta edição do horário de verão tenha levado a uma economia total da energia de 0,5%, o que corresponde a cerca de 490 GWh no Sudeste e Centro-oeste e 136 GWh no Sul. Já a previsão de redução da demanda para esta edição deve ficar em 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-oeste, ou seja, 1.780 MW. No Sul, a previsão deve ficar em 4,5% de redução na demanda, o que representa 490 MW.

O balanço oficial dos valores da redução da demanda no horário de pico e do consumo de energia será realizado nas primeiras semanas após o término do horário de verão.

Nos últimos dez anos, segundo o MME, a adoção do horário de verão possibilitou uma redução média de 4,7% na demanda de energia no horário de maior consumo, chamado horário de "pico", que ocorre entre 18h e 21h. Essa redução significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de pico da carga, cerca de 2.000 MW a cada ano.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior período com luz solar e essa luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

De acordo com um decreto de 2008, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte. Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão.