Acesse aqui o Google

sábado, 6 de março de 2010

Pagando as dívidas

O programa Fantástico apresentou ao menos um quadro que me chamou atenção. Um economista apresentou lições elementares de como “sair do vermelho”. E são medidas bastantes simples.

Obviamente que a primeira coisa a se dizer é: a melhor forma de “sair do vermelho” é pagando as dívidas, porém como fazê-lo com a receita estagnada?

O que recomendamos é muito parecido com o que o economista orientou:

1 - Anote todas as suas dívidas e faça tabelinhas (de caneta mesmo) com o valor devido e o número de parcelas devidas (se for o caso).

2 - Faça uma outra tabelinha com todas (todas mesmo) as despesas do mês. Esta tabela deve ser feita não apenas para o mês atual, mas para os próximos 3 meses, a fim de que se possa ter uma ideia melhor do fluxo de caixa.

3 - Anote a sua receita.

4 - Veja quanto sobra ou quanto falta para fechar o mês sem precisar usar cheque especial ou não pagar algo.

5 - Eleja prioridades. Exclua de sua vida os itens com os quais você pode sobreviver. Troque biscoitos, doces e salgadinhos por frutas. Fique um tempinho sem beber. Passe mais tempo em casa e não faça suas refeições na rua. Economize energia elétrica, água e telefone. As medidas para economia de energia e água são facilmente encontradas no site da Coelba. Renegocie dívidas.

6 - Lembre-se: antes de começar a reservar um dinheirinho no final do mês para uma poupança, quite suas dívidas com bancos e cartões de crédito, pois os juros são elevadíssimos.

7 - Não faça novas dívidas!!!!! E mais, compre à vista. Compras à prazo ou com cartão de crédito somente em casos de extrema necessidade ou que sejam bastante programadas. Não compre por impulso!!!! Espere as liquidações. Todo produto recém lançado é caro, em seis meses ele ficará mais barato. Paciência é a maior virtude do consumidor responsável.

8 - Dever a bancos, financeiras e cartões de crédito é similar a vender a alma ao “coisa ruim”!!!!

É isso!

Fonte: ibahia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário