Acesse aqui o Google

terça-feira, 24 de maio de 2011

CACHOEIRA/ PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO FEIRA DO PORTO 2011

QUARTA - FEIRA DIA 22/06/2011

20h – FESTIVAL DE MÚSICA JUNINA
22h – CONCURSO GAROTA FEIRA DO PORTO
23h - APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS
01h - FORROZÃO ARREBENTA

QUINTA - FEIRA DIA 23/06/2011

17h - FILHOS DA BARRAGEM
19h – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS
20h - TANÚ FORRÓ
22h - TRIO NORDESTINO
00h - KINA RODRIGUES
02h - ESTAKAZERO

SEXTA - FEIRA DIA 24/06/2011

16h – SAMBA DE RODA FILHOS DO CAQUENDE
E SAMBA DE RODA FILHAS DE AMIM
18h - SAMBA DE RODA DA SUERDICK (D. DALVA)
20h - TRIO ARAPONGA
22h - VIRGÍLIO
00h - DEL FELIZ
02h - ADELMÁRIO COELHO

SÁBADO- DIA 25/06/2011

16h:ESMOLA CANTADA
18H:SEDUÇÃO DO PRAZER
20H: NEREIDA VEIRA E BANDA
22H: FORRÓ DO MUÍDO
00H: CANGAIA DE JEGUE
02H: COLHER DE PAU

DOMINGO- DIA 26/06/2011

16H SAMBA DE RODA FILHOS DE NAGÔ
18H: BANDA SÓ AS CABEÇAS
20h: RONY MACEDO
22H: CHEIRO PERFUMADO
OOH:AVIÕES DO FORRÓ
02H: SINE CALMON

CACHOEIRA/ PROGRAMAÇÃO DO SÃO PEDRO DO IGUAPE

SEXTA-FEIRA DIA 01/07/2011
22:00 h –SONHOS LUMINOSOS
00:00h – SEMPRE ENVOLVENTE
02:00h –CHEIRO PERFUMADO


SÁBADO DIA 02/07/2011
20:00h –SEDUÇÃO DO PRAZER
22:00h –CALDEIRÃO
00:00h –KINA RODRIGUES E BANDA
02:00h - VIGILIO


DOMINGO DIA 03/07/2011
14:00h – SAMBA DE RODA SUSPIRO DO IGUAPE
16:00h – SAMBA DE RODA RAIZES DO IGUAPE
18:00h –J. ARAUJO E BANDA
20:00h – NENHO

CACHOEIRA/ PROGRAMAÇÃO DO ESPERANDO O SÃO JOÃO

SÁBADO DIA 04/06/2011
21:00h – TRIO ARAPONGA
23:00h – NEREIDA VIEIRA

DOMINGO DIA 05/06/2011
18:00h – TANÚ FORRÓ
20:00h – ESMAEL E SUA SANFONA DEITADA

SÁBADO DIA 11/06/2011
18:00h – NEREIDA VIEIRA
20:00h – GERSON E LUAN

DOMINGO DIA 12/06/2011
21:00h – GERSON E LUAN
23:00h – TANÚ FORRÓ

Sábado-Dia 18 /06/2011
18h: TRIO ARAPONGA
20h: TANU FORRÓ

DOMINGO-DIA 19/06/2011
21H: FORROZÃO ARREBENTA
23H NEREIDA VIEIRA

Cachoeira/ Comunidade rural da Ladeira do Padre Inácio ganha calçamento

Moradores da comunidade da Ladeira do Padre Inácio, na região do povoado da Murutuba, zona rural de Cachoeira, foram beneficiados com a obra de pavimentação da localidade. A obra executada pela prefeitura municipal será inaugurada no próximo sábado(28), às 20h. Após o ato inaugural, está previsto um show dançante com a banda Sedução do Prazer.

EXIBIÇÃO DO VÍDEO MEMÓRIA: CARNE VIVA

Dia: 27 de maio, 6a. feira, às 19:30
local: Auditório da UFRB/ Cachoeira


O vídeo MEMÓRIA: CARNE VIVA é o registro do projeto homônimo contemplado pela FUNARTE - Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2009. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Ponto de Cultura Expressão de Cidadania Quilombola, através de oficinas de teatro e perna de pau com jovens de 05 comunidades quilombolas do Vale do Iguape, Cachoeira/Bahia. MEMÓRIA: CARNE VIVA ganhou continuidade ao ser premiado pela 2a. vez consecutiva, na edição de 2010 do mesmo edital, e terá como resultado final o espetáculo teatral KAONGE CONTA ZUMBI a ser apresentado no dia 08 de junho, também no Auditório da UFRB.

Programação do aniversário da Independência de Cachoeira

O presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Cesar Costa Sampaio, divulgou a programação oficial das festividades do aniversário da Independência de Cachoeira. O ponto alto das comemorações ocorre no dia 25 de junho quando os cachoeiranos vão celebrar os 179 anos do primeiro passo da Independência do Brasil. Nesta data, Cachoeira é transformada na sede da capital do estado da Bahia, com a presença do governador e todo o seu secretariado.

Programação

1º de Junho
20h: Levada dos Paus da Bandeira para Bairro do Caquende e Ponta da Calçada na Rua da Feira. Saída da Câmara de Vereadores (Praça da Aclamação-Centro Histórico)

19 de Junho
9h: Corrida Fogueira (Largada da frente da Câmara de Vereadores (Praça da Aclamação-Centro Histórico)

24 de Junho
Levada do Carro do Caboclo
9h: para o Bairro do Caquende
19h: para a Ponta da Calçada juntamente com autoridades de São Félix

25 de Junho: Data Magna de Cachoeira

Cachoeira Capital da Bahia no dia 25 de Junho em homenagem às lutas pela independência do Brasil

6h: Alvorada festiva com salva de 21 tiros de festim
8h: Hasteamento dos pavilhões Nacional, da Bahia e de Cachoeira
8h30min: Solene Te Deum
Local: Igreja da Ordem Primeira do Carmo
Pregador: Cônego Hélio Cesar Leal Vilas Bôas
14h: Sessão Solene
Local: Câmara de Vereadores- Praça da Aclamação
Orador oficial da Sessão Solene: Pedro Erivaldo Francisco da Silva
15h: Imponente Desfile Cívico com a presença de autoridades. Colégios e populares

Dia 27 de Junho
19h: Encerramento das festividades cívicas do dia 25 de Junho com a levada dos carros do Caboclo e da Cabocla à co-irmã cidade de São Félix. Participação de autoridades e de populares das duas cidades.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bahia embarca para Belo Horizonte e deve ter novidades na estreia

Recém-chegado Marcelo Lomba vai assumir a camisa 1. O volante Fahel, que só viaja após exames médicos, também deve ser titular.


O Bahia embarcou na tarde desta quarta-feira para Belo Horizonte, onde faz até sábado, uma mini intertemporada visando a estreia no Campeonato Brasileiro da Série A, no próximo domingo, contra o América-MG.

Depois de treinar pela manhã, o Tricolor embarcou, debaixo de chuva, para Minas Gerais. O time vai treinar na Cidade do Galo, CT do Atlético-MG, até o próximo sábado, e no domingo segue para Sete Lagoas, onde enfrenta o Coelho mineiro.

O time do Bahia para estreia depende mais do setor de regularização de jogadores da CBF do que do treinador René Simões. Se depender do técnico, pelo menos três dos seis reforços anunciados para a Série A estarão em campo. O goleiro Marcelo Lomba e o volante Fahel, alem do atacante Jobson, devem vestir a camisa de titular, desde que regularizados.

Primeiro a chegar após o Campeonato Baiano, Jobson já está familiarizado com o grupo. O atacante, inclusive, participou da intertemporada tricolor em Águas de Lindóia, na semana passada. Já Marcelo Lomba, que chegou na última segunda-feira, ganhou a posição de titular com apenas um treinamento. René decidiu tirar o jovem Omar do gol sob a alegação de que é preciso dar mais experiência ao jogador, por isso, Lomba vai assumir a posição.

Outro que já chegou no aeroporto e já vestiu a camisa de titular foi o volante Fahel. Apresentado na manhã desta quarta-feira, o jogador chegou com moral e ganhou a camisa 7. Considerado por René Simões como um jogador consagrado, o ex-botafoguense disse que quer fazer história no Bahia. Já no primeiro treino, o técnico do Tricolor colocou o volante no time principal. Porém, ele não viajou nesta quarta-feira com o grupo. Assim como os recém chegados Jair, Diones e João Neto, Fahel ficou em Salvador para finalizar os exames médicos e resolver questões burocráticas de regularizações. Os quatro seguirão para BH nos próximos dias e serão integrados ao grupo.

Com todos os jogadores devidamente regularizados, o Bahia deve ir a campo com Marcelo Lomba; Jancarlos, Titi, Danny Morais e Ávine; Marcone, Fahel (Helder), Camacho e Lulinha; Souza e Jobson.

Bahia e América-MG se enfrentam neste domingo às 16h, no estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi na Série B do ano passado, no mesmo estádio. O Bahia venceu por 1 a 0, com gol de Jael. As duas equipes conseguiram o acesso para a Série A .

Confira a lista dos jogadores que embarcaram para Belo Horizonte nesta quarta:
Goleiros: Marcelo Lomba e Omar
Laterais: Ávine e Jancarlos
Zagueiros: Danny Morais, Titi e Thiego
Volantes: Marcone, Boquita e Hélder
Meias: Lulinha, Camacho e Maranhão
Atacantes: Jobson, Souza, Rafael e Gabriel.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Segundo o INEP Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

Prova será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.
MEC confirma um segundo exame para os dias 28 e 29 abril.



As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser feitas a partir das 10h desta segunda-feira (23), exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho. O anúncio foi feito pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, em entrevista coletiva em Brasília.

O exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. Uma nova edição está marcada para os dias 28 e 29 de abril. A portaria com o edital do exame de outubro será publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19). O Inep espera um total de 6 milhões de inscritos.

"Nós teremos pelo menos duas edições por ano. A cada divulgação do edital do Enem, será editada uma portaria com as datas da edição seguinte", explica Malvina.

No edital, o Inep vai reafirmar o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas, condicionado a uma manifestação oficial da Justiça. Segundo Malvina, os candidatos serão recomendados a fazer uma leitura prévia das instruções. "No edital não há um tempo definido mas há sim a recomendação expressa em benefício do candidato para que sejam lidas as instruções e preenchidos corretamente todos os cartões, e para que sejam conferidos os cadernos de prova que lhe são oferecidos", diz a presidente do Inep.

Também não será permitido ao candidato usar relógio, lápis e borracha. Os estudantes poderão entrar com os telefones celulares nas salas onde as provas serão aplicadas, mas os aparelhos serão desligados e guardados em sacolas e colocados sob a carteira dos candidatos.

A gráfica RR Donnelley Moore, a mesma de 2010, vai imprimir as provas do Enem. Para garantir a segurança da aplicação das provas e evitar o vazamento de dados, mais dois parceiros do Inep foram anunciados. A Módulo, empresa privada, fará o detalhamento da gestão de risco e o Inmetro atuará na certificação da gráfica, que é a mesma que prestou o serviço ao MEC no último ano. Ao mesmo tempo, o consórcio formado pelo Centro de Seleção e Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e pela Fundação Cesgranrio, continua responsável pela aplicação do exame.

Denio Menezes da Silva, diretor de Gestão e Planejamento do Inep, esclareceu que a Módulo foi contratada pelo Ministério do Trabalho por pregão eletrônico, e o valor da prestação de serviço pode chegar a R$ 5,6 milhões.

Entre todos os processos necessários para a realização do exame, 400 mil pessoas estarão envolvidas, 12 mil locais serão usados, com 140 mil salas, em 1.599 municípios. Ainda acontecerão 6 mil escoltas policiais.

A previsão é aplicar a segunda edição do Enem de 2012 no mês de novembro, após as eleições municipais. "Gostaríamos que fosse em outubro, mas temos processo eleitoral e, neste sentido, possivelmente será em novembro de 2012", afirma a presidente do Inep.

Mais edições por ano
Malvina Tuttman disse ainda que o Inep planeja no futuro ter mais de duas edições do Enem por ano. Para isso, o MEC está cadastrando um banco de ítens com perguntas que podem ser usadas nas futuras provas. Os ítens serão formulados por professores de universidades públicas. "Quanto mais oportunidades nós tivermos de avaliarmos como nós estamos isso é fundamental. Este aumento com qualidade do banco de ítens será muito significativo, e podemos ter outras edições e outros formatos do Enem".

Vaga na universidade
O MEC deu início em 2009 a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

Sai a Lista de Domingo do Bahia que segue completo para estreia contra o América-MG

O Bahia viajou para Minas Gerais na tarde desta quarta-feira, 18, onde ficará até domingo, 22, quando enfrenta o América-MG na estreia pela Série A do Brasileirão, em Sete Lagoas, às 18h30.


Marcelo Lomba, goleiro apresentado pelo clube na segunda, 16, viajou com os companheiros e pode estrear como titular. Já os atletas contratados do Bahia de Feira e volante Fahel, apresentados nesta quarta, ficaram em Salvador resolvendo pendências, mas se juntarão à equipe no decorrer da semana.

No primeiro embarque, 17 jogadores, entre eles o lateral Jancarlos, que ainda é dúvida para a partida, foram relacionados. Jobson, que pode estrear com a camisa tricolor, está entre eles.

Em Belo Horizonte, o Bahia fará seus treinamentos na Cidade do Galo, centro de treinamento do Atlético-MG.

Veja a lista completa de relacionados:

Goleiros: Marcelo Lomba e Omar

Laterais: Ávine e Jancarlos

Zagueiros: Danny Morais, Titi e Thiego

Volantes: Marcone, Boquita e Hélder

Meias: Lulinha, Camacho e Maranhão

Atacantes: Jobson, Souza, Rafael e Gabriel.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Tribunal de Justiça da Bahia recebe denúncias contra Robério Oliveira e mais dois prefeitos, dentre eles o de Cachoeira.

Mais três denúncias feitas pelo Ministério Público estadual contra prefeitos foram recebidas pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia durante sessões do Tribunal Pleno. São eles os prefeitos Fernando Antônio da Silva Pereira, de Cachoeira (a 110 Km de Salvador); José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, de Candeal (a 168 Km de Salvador) e José Robério Batista de Oliveira, de Eunápolis (a 644 Km de Salvador). O de Cachoeira responderá por crime de lesões corporais e os de Candeal e Eunápolis, por desvio de verba pública e dispensa ilegal de licitação. Em Eunápolis também foi denunciado o empresário Jairo Almeida Oliveira.
No caso de Cachoeira, o prefeito Fernando Antônio é acusado de, em fevereiro de 2009 ter feito ameaças de morte a Sílvio Roberto Jesus de Oliveira além de agredi-lo com socos e pontapés, estilhaçando seus óculos, rasgando suas vestes e causando lesões na mão direita e no rosto da vítima, que estava em frente a um prédio quando o prefeito chegou em sua caminhonete acompanhado por Antônio Jorge Pereira e Carlos Balbino. A partir daí começou a dirigir ameaças a Sílvio que se mostrou indiferente e, por isso, foi agredido fisicamente. A denúncia foi recebida em reunião no TJ realizada em 5 de maio último, tendo por relator o desembargador Carlos Roberto Santos Araújo e por representante do MP a promotora de Justiça Márcia Câncio.
Em Candeal, o prefeito José Rufino abriu, irregularmente, créditos suplementares nos meses de março, abril e julho de 2008, no valor de quase R$ 3 milhões, e remanejou recursos orçamentários correspondentes a R$ 2 milhões nos meses de setembro a dezembro. A denúncia foi recebida durante sessão do pleno do TJ em 28 de abril próximo passado, sendo relatora a desembargadora Nágila Sales Brito, da Segunda Câmara Criminal e o promotor de Justiça José Jorge Meireles, representando o Ministério Público estadual.
O prefeito José Robério, de Eunápolis, que também já responde por improbidade em seu município pelo mesmo fato, é acusado de lançar mão da dispensa ilegal de licitação e de se utilizar indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens e serviços públicos. Em 2007, ele contratou os serviços artísticos, sem licitação, de 72 bandas e cantores para tocarem durante o festejo junino e de São Pedro, denominado de “Pedrão”, no valor de quase R$ 1 milhão. Só que não fez isso diretamente com os artistas ou seus empresários exclusivos, mas sim com a empresa J.A.J. Produções e Eventos Ltda, representada pelo sócio Jairo Almeida Oliveira, também denunciado.
Conforme a denúncia, o prefeito atuou como empresário privativo do Município, sendo agraciado com um verdadeiro monopólio, sendo que “o procedimento de inexibilidade não passa de uma fraude para encobrir uma contratação feita ao arrepio da lei”. Inclusive, a J.A.J. não empresariava, muito menos com exclusividade, os artistas que se apresentaram naqueles festejos. Em alguns casos, a exemplo dos grupos “Mastruz com Leite”, “Saia Rodada”, “Aviões do Forró” “Calypso” e “Asas Livres”, a concessão da exclusividade contemplava apenas um dia: aquele da apresentação em Eunápolis. Esta denúncia foi recebida pelo TJ durante a sessão do Pleno de 26 de abril, tendo por relator o desembargador Nilson Soares Castelo Branco e a promotora de Justiça Márcia Câncio, pelo MP. (MP-BA)

Bahia quer investir US$ 85 milhões na Baía de Todos os Santos

Por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), a Baía de Todos os Santos deverá receber investimentos na ordem de US$ 84,7 milhões. Esta é a proposta do Governo do Estado da Bahia que foi apresentada ontem (16/05) ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) e ao Ministério do Turismo para impulsionar os segmentos de turismo náutico e cultural. A expectativa é de que os contratos sejam assinados até o final do ano.

O objetivo do programa é preparar a Baía de Todos-os-Santos para o desenvolvimento de diversos segmentos turísticos e sua consolidação como destino competitivo nos mercados nacional e internacional. Ao todo, 18 municípios do Polo Turístico da Baía de Todos-os-Santos serão beneficiados com a inclusão da Bahia no Prodetur Nacional; dentre eles, Maragojipe, Itaparica e Vera Cruz. Entre as ações previstas estão a implantação do Trem Cultural Santo Amaro-Cachoeira, do Projeto Oceanário de Salvador e requalificação de áreas turísticas.

Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, a inclusão da Baía de Todos-os-Santos no Prodetur Nacional vai beneficiar o turismo no Estado. "O programa reforça a projeção social e econômica do turismo, que hoje é visto como uma política de Estado. A Baía de Todos-os-Santos tem um excelente potencial turístico e estamos investindo muito no turismo náutico, com a implantação de charters náuticos e saveiros, para aproveitar o potencial", disse.

É SEMPRE MUITO IMPORTANTE OUVIR AS 2 PARTES.

Seu Zé, mineirinho, pensou bem e decidiu que os ferimentos que sofreu num acidente de trânsito eram sérios o suficiente para levar o dono do outro carro ao tribunal... No tribunal, o advogado do réu começou a inquirir seu Zé:

- O Senhor não disse na hora do acidente 'Estou ótimo'?

E seu Zé responde:

- Bão, vô ti contá o que aconteceu. Eu tinha cabado di colocá minha mula favorita na caminonete.....

- Eu não pedi detalhes! - interrompeu o advogado. - Só responda à pergunta: O Senhor não disse na cena do acidente: 'Estou ótimo'?

- Bão, eu coloquei a mula na caminonete e tava deceno o istradão...

O advogado interrompe novamente e diz:

- Meritíssimo, estou tentando estabelecer os fatos aqui. Na cena do acidente este homem disse ao patrulheiro rodoviário que estava bem. Agora, várias semanas após o acidente ele está tentando processar meu cliente, e isso é uma fraude. Por favor, poderia dizer a ele que simplesmente responda à pergunta.

Mas, a essa altura, o Juiz estava muito interessado na resposta de seu Zé e disse ao advogado:

- Eu gostaria de ouvir o que ele tem a dizer...

Seu Zé agradeceu ao Juiz e prosseguiu:

- Como eu tava dizeno, coloquei a mula na caminonete e tava deceno a istrada quando uma picape travessô o sinar vermeio e bateu na minha Caminonete bem du lado. Eu fui lançado fora prum lado da istrada e a mula pru otru. Eu tava muito firido e não pudia me movê. Mais eu pudia orvi a mula zurrano e grunhino e, pelo baruio, pircibi que o estadela era muito feio. Im siguida u guarda chegou. Ele ouviu a mula gritano e zurrano e foi inté one ela tava. Dispois de dá uma oiada nela, ele pegou o revorve e atirou 3 veis, bem no mei dos ôio dela. Depois ele travessô a istrada com a arma na mão, oiô pra mim e disse:

- Sua mula estava muito mal e eu tive que atirar nela. E, como o senhor está se sentindo?

- Aí eu pensei bem e falei: ... Tô ótimo!

Sessão especial comemora 14 anos da APAE de Cachoeira

Os 14 anos de fundação da APAE(Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Cachoeira foram comemorados nesta segunda-feira(16) com uma sessão especial na Câmara de Vereadores. Na oportunidade a entidade prestou homenagens a pessoas e instituições que nesses anos de existência da entidade têm prestado serviços à APAE. A presidente da APAE, Cleonice Rosa, em seu discurso, enfatizou o trabalho de inclusão social e resgate para a cidadania de crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais que são assistidos pela entidade.


Ela também falou das parcerias com a prefeitura municipal e o governo federal para a manutenção da APAE, ressaltando que mesmo com o suporte oficial que recebe, as necessidades são muitas para o funcionamento pleno da entidade. Cleonice Rosa apelou para todos os segmentos da soceidade cachoeirana para apoiar o trabalho da APAE. "Precisamos da ajuda de todos para levar adiante o projeto da APAE". A presidente da APAE também falou da importância da construção da sede própria da entidade, lembrando que já possui um terrono no bairro Vila Morumbi doado pela Santa Casa de Misercórdia.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Gilson Agrário, um dos homenageados da noite, ao agradecer a honraria anunciou a doação de cinco mil blocos para o início da construção da sede da APAE. Por sua vez, o vereador Carlos Menezes Pereira fez a doação de uma aparelho de televisão acoplado com DVD, cinquenta carteiras escolares e um quadro negro para a escola da APAE. A direção da APAE homenageou, além do provedor da Santa Casa, o psicólogo Raimundo Oliveira, a professora Gilcélia Uzêda, a indústria Masttrotto, a Câmara de Vereadores, Rotary Club de Cachoeira/São Félix, a Câmara de Veradores e a prefeitura municipal.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Maço de cigarros vibra quando outro fumante se aproxima

A embalagem eletrônica da marca Blu possui sensores que detectam outro maço a até 50 metros de distância.

A empresa Blu resolveu ir além dos seus cigarros eletrônicos e desenvolveu agora embalagens especiais. Elas possuem sensores que avisam os usuários quando há outros fumantes da mesma marca por perto.

A ideia é fazer amigos, afirma a empresa. Quando uma pessoa que possui o pacote da Blu chega a 50 metros de outra, a embalagem vibra e acende uma luz azul. Ao se aproximar de uma loja que vende a marca, o efeito é o mesmo. Isto porque estes pacotes inteligentes possuem um dispositivo que consegue detectar sinais de rádio emitidos por outros.

Segundo o fabricante, os e-cigarros, como estão sendo chamados, têm várias vantagens. Além de permitir que os usuários fumem em lugares fechados, já que eles liberam apenas vapor d’água, a Blu alega também que eles não causam efeito negativo à saúde.

As embalagens eletrônicas, que contém 5 cigarros, começarão a ser vendidas em junho nos Estados Unidos, por US$ 80. Futuramente, a empresa planeja desenvolver um aplicativo para smartphones, além de um sistema que produzirá um relatório de quanto as pessoas estão fumando.

terça-feira, 10 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO FEIRA DO PORTO - CACHOEIRA 2011

QUARTA-FEIRA DIA 22/06/2011

20h – FESTIVAL DE MÚSICA JUNINA

22h – CONCURSO GAROTA FEIRA DO PORTO

23h - APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS

01h - FORROZÃO ARREBENTA

QUINTA-FEIRA DIA 23/06/2011

17h - FILHOS DA BARRAGEM

19h – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS

20h - TANÚ FORRÓ

22h - TRIO NORDESTINO

00h - KINA RODRIGUES

02h - ESTAKAZERO

SEXTA-FEIRA DIA 24/06/2011

16h - SAMBA DE RODA FILHOS DO CAQUENDE E

SAMBA DE RODA FILHAS DE AMIM

18h - SAMBA DE RODA DA SUERDICK (D. DALVA)

20h - TRIO ARAPONGA

22h - VIRGÍLIO

00h - DEL FELIZ

02h - ADELMÁRIO COELHO

SÁBADO DIA 25/06/2011

16h - ESMOLA CANTADA

20h – NEREIDA VIEIRA E BANDA

22h - FORRÓ DO MUÍDO

00h - CANGAIA DE JEGUE

02h - COLHER DE PAU

DOMINGO DIA 26/06/2011

16h - SAMBA DE RODA FILHOS DE NAGÔ

18h – JÚNIOR ARAÚJO

20h - RONY MACEDO E BANDA

22h - CHEIRO PERFUMADO

00h - AVIÕES DO FORRÓ

02h - SINE CALMON

Vítima de racismo, estudante baiano é obrigado a deixar a faculdade no RS

Helder Santos Souza (25) cursava licenciatura em História na Universidade Federal do Pampa e havia ocupado a vaga via Enem.

CARTA CAPITAL

"Eu me senti um exilado dentro do meu próprio País. Ficava no quarto pensando que eles iam invadir a qualquer momento." O relato do estudante baiano Helder Santos Souza, 25 anos, poderia ser menos assustador se o "eles" da frase acima não fizesse alusão a policiais, mais especificamente aos integrantes da BM (Brigada Militar), equivalente gaúcho da PM.

Aluno do curso de licenciatura em História da Unipampa (Univeridade Federal do Pampa), Helder morava na cidade de Jaguarão (RS), fronteiriça ao Uruguai, fazia pouco mais de um ano. Originário de Feira de Santana (BA), foi parar no extremo sul do país por meio do Enem e do vestibular unificado. Sentia-se assimilado pela comunidade. Fez amigos, arrumou uma espécie de família adotiva e, no primeiro inverno, despreparado para o frio, recebeu doação de agasalhos dos moradores.

Estudante de escola pública, primogênito de uma lavadeira que criou sozinha cinco filhos, ex-vendedor de picolé, ex-assessor de deputado, Helder cresceu em casa sem banheiro e comia, segundo seu relato, bolinho de feijão com farinha e um pedaço de carne no meio "pra não dizer que comia sem mistura". Na casa da família não há fotos de infância. Naquela época, as câmeras digitais não eram populares. Mesmo hoje, a família ainda não conseguiu comprar uma. Ainda assim, o rapaz se orgulha de ser o primeiro da família de sua mãe a entrar na faculdade. "Não sou cotista. Só com a minha nota consegui entrar na Unipampa, ela foi o suficiente para em passar em 17º lugar de um total de 50 vagas."

O orgulho de Helder, porém, foi ferido no dia 6 de fevereiro. Na saída de um concurso para a escolha do Rei Momo e da Rainha do carnaval na cidade de Jaguarão, fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, Helder e mais quatro amigos, alguns deles, segundo a Brigada Militar, com passagem pela polícia, foram abordados por nove brigadistas (soldados) na saída de um baile de carnaval. Durante a revista, relata Helder, houve abuso de autoridade contra ele e seus colegas. "O Josemar começou a ser agredido de cassetete. Quando eu virei para olhar, um dos policiais falou: ‘Olha pra parede negão!'."

Helder questionou o vocativo. Apanhou, foi algemado e detido sob acusação de desacato a autoridade. Poucas horas depois, após fazer exame de corpo de delito, o rapaz foi solto. Novamente, não se calou. Procurou a corregedoria da BM, o Ministério Público e contou sua história numa rádio local, citando os nomes de todos os brigadistas envolvidos. O assunto ganhou proporções. Vinte dias depois, Helder receberia uma carta anônima, datilografada, parabenizando-o pela coragem de enfrentar a Brigada. No entanto, o texto trazia uma ressalva: que tomasse muito cuidado durante o Carnaval, pois o Comandante da BM em Jaguarão teria dado ordem expressa de "moer o baiano e os amiguinhos" dele.

A carta relata um suposto plano para agredir o estudante, em represália à denúncia, de modo a não deixar marcas, com uso de choques inclusive. "Achei que era para me intimidar. Mas levei o assunto à direção do campus, que pediu detalhes do caso à corregedoria. Aí chegou a segunda carta." Nela, o vocativo é "baiano nego sujo" e as ameaças são diretas. Caso Helder aparecesse na corregedoria e contasse a verdade, iria apanhar. "Nego sujo, volta pra Bahia", dizia a carta. A própria diretora do campus de Jaguarão, Maria de Fátima Ribeiro, também recebeu uma carta, esta com ameaças de morte por ter pedido esclarecimentos sobre o caso, com acusações de que a universidade só trazia lixo para a cidade.

A esta altura, o caso já tinha ido parar na Secretaria de Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, que, em conjunto com a Unipampa e com o advogado do rapaz, promoveu a retirada de Helder da cidade. Levado para Porto Alegre, foi acolhido no Quilombo da Família Silva, o primeiro quilombo urbano do Brasil, até que pudesse ser levado de volta a Feira de Santana. "Amava minha cidade de Jaguarão. Minha situação era estável. Trabalhava na secretaria de Direitos Humanos da cidade. Ganhava 800 reais. Tive que fugir sem nem receber meu salário."

Não é a primeira vez

O acesso de Helder à universidade pública foi possível por caminhos tortuosos. O cursinho que frequentou, foi pago com uma indenização de 6 mil reais recebida em 2009 de um supermercado na Bahia - Helder estava na fila conversando com amigos, foi confundido com um pedinte e expulso do local. Seu desempenho na Unipampa era regular, segundo a reitora Maria Beatriz Luce. Ela frisa que 50% das vagas da Unipampa são destinadas a ações afirmativas e que o desenvolvimento de Helder "progrediu do primeiro para o segundo ano".

Para não perder o semestre, o estudante irá se beneficiar do programa de mobilidade e assistirá aulas de seu curso no campus de Cachoeira da UFRV (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), com pleno reconhecimento da Unipampa. Caso não queira mais voltar a Jaguarão, fará uma prova de transferência para se tornar aluno regular da instituição baiana no segundo semestre.

Apesar de tudo, Helder não acusa o Estado do Rio Grande do Sul de ser racista. O sociólogo e professor da Unicamp, Carlos Alberto Doria, que recentemente publicou o ensaio "Por que não somos racistas", também defende a ideia de que juridicamente o Brasil não é racista. "No Brasil, o racismo é quase crime de opinião. O Estado não é racista. Acredito que este seja um comportamento discriminatório geral, não um racismo histórico. Claro que no Sul, onde há uma identificação mitológica com os europeus, devido à colonização, isso se manifesta mais. Só que você anda pelo interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e vê que tem muita miséria. Tem colônias em que os camponeses só falam alemão, não falam português. O que há de desenvolvimento social nisso?"

A reitora da Unipampa também admite a existência de sentimentos racistas na região, embora não de forma generalizada, pelo fato de a universidade estar promovendo a diversidade cultural. "Uma parcela da sociedade está satisfeita. Outra não está."

A que não está, segundo relatos do coronel Flávio da Silva Lopes, do Comando Regional de Patrulhamento Ostensivo Sul, são alguns produtores rurais insatisfeitos com a presença de 24 assentamentos do Movimento Sem Terra (MST) que a BM ajuda a proteger. Ele acredita que as cartas anônimas e o caso Helder foram usados oportunamente com o objetivo de desestruturar o responsável pela patrulha dos assentamentos. Em uma das cartas recebidas por Helder, há acusações de que os policiais envolvidos no caso do estudante também coordenavam um esquema de segurança privada na região. O caso está sendo investigado.

Já os policiais que agrediram Helder foram afastados das ruas por injúria, abuso de autoridade e lesão corporal. Por medida cautelar, seguirão realizando trabalhos administrativos. "Durante a investigação, constatou-se que houve abuso e os policiais foram punidos. O Helder está correto. Se sentiu ofendido e foi reclamar", diz o coronel Lopes.

Rio de Janeiro/Morre Lacraia, da dupla com MC Serginho

Artista ficou famoso com os hits 'Eguinha Pocotó' 'Vai Lacraia'.
Ele estava internado no Hospital Gaffrée Guinle, na Tijuca.


Morreu nesta terça-feira (10), por volta das 5h, Marco Aurélio da Silva Rosa, conhecido como a dançarina de funk Lacraia, que ficou famoso com os hits “Eguinha Pocotó” e "Vai Lacraia". A informação foi confirmada pelo Hospital Universitário Gaffrée Guinle, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, que não informou desde quando Lacraia estava internada e nem a causa da morte.

Procurado pelo G1, MC Serginho, que chegou a fazer parceria com Lacraia, contou que ficou sabendo da morte de Lacraia por amigos. Ele contou que há dois anos eles acabaram com uma parceria de dez anos.

“Lacraia decidiu trabalhar como DJ de música eletrônica, que era sua grande paixão, e eu queria continuar no funk”, disse Serginho. "Mas posso viver cem anos e sempre vão falar da dupla Serginho e Lacraia, eu consegui tudo com a ajuda dele. Perdi um amigo."

Já o agente da artista, Robson Almeida, explicou que Lacraia foi internada, teve alta e depois precisou voltar para o hospital, onde veio a morrer. Segundo ele, Lacraia morreu de pneumonia.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fundação Hansen Bahia abre temporada com exposição sobre sexualidade

Cachoeira – cidade do Recôncavo Baiano – receberá, no dia 18 de maio de 2011, a partir das 16h, a exposição Amor e sexo para todos todo dia, do xilógrafo alemão, radicado no Brasil, Hansen Bahia. O evento consistirá numa mostra de xilogravuras, fotografias e imagens em movimento, cuja temática diz respeito aos conceitos do que é sensual, obsceno e erótico através da obra do artista em questão.
A primeira temporada da mostra ficará até o dia 31 de julho, na Galeria da Fundação Hansen Bahia. Dentre as obras, dois grandes temas serão explorados: a prostituição feminina, vista no álbum Sex For Everyone Every Day By, e a corporeidade negra, em Flor de São Miguel. O evento tem como objetivo construir um discurso expográfico que permita aos visitantes uma reflexão sobre os conceitos do corpo “sexualizado”, enquanto construto histórico e enquanto objeto de arte, além de estimular o estreitamento das relações da comunidade de Cachoeira e São Félix com a obra de Hansen Bahia e com a Fundação que leva o seu nome.
Karl Hein Hansen nasceu em 1915. Seus primeiros trabalhos surgiram na década de 40. Em 1950 chegou à cidade de São Paulo. Cinco anos depois se mudou para a Bahia, terra onde chegou e logo se apaixonou. Seu acervo tem mais de 4000 obras em papel e 260 matrizes de xilogravuras e foi o corpo o seu grande tema e a xilogravura seu modo preferido de expressar suas ideias modernas. Durante 27 anos, Hansen expôs anualmente, com exceção de 1967, em várias partes do Brasil e do mundo. Em 14 de junho de 1978, o artista faleceu em São Paulo e suas cinzas foram trazidas à Bahia.
O evento, com curadoria de Elane Gonçalves e Elton Vitor Coutinho, será realizado pela Fundação Hansen Bahia com parceira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e tem como organizadores Aquilino Paiva, Elias Gomes de Souza, Gildo Santos Junior, Jomar Lima, Maria de Fátima dos Santos e Walter da Silva Fraga Filho.
O QUE: Exposição Amor e sexo para todos todo dia
QUANDO: a partir do dia 18 de maio de 2011, às 16h.
LOCAL: Rua 13 de Maio, n. 13. Centro - Cachoeira - Bahia
INFORMAÇÕES: (75) 3438-3442; (71) 8897-3659; (71) 9112-6020; (75) 9133-3541; (71) 9253-9118.
Site: http://www.fundacaohansenbahia.com.br
ENTRADA: Franca

PARABÉNS AO BLOG CACHOEIRA EXPANSÃO!!!

Gostaria de agradecer mais uma vez aos internautas que ajudam esse blog maravilhoso que em 1 ano já alcançou mais de 35.000 acessos.

Parabéns Cachoeira Expansão, parabéns aos Internautas.

Cordialmente,

Wagner Cruz
Blogueiro

terça-feira, 3 de maio de 2011

Terreiro de Cachoeira entra na pauta da Reunião do Conselho do IPHAN

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural examina, pela primeira vez em 2011, nesta terça-feira (3), em Brasília, cinco propostas de tombamento federal de bens localizados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte do país.

No entanto, a análise da proposta de tombamento definitivo do Centro Histórico de Manaus não vai entrar na pauta, segundo informações da assessoria de imprensa do Iphan.

Ano passado, o diretor de patrimônio do Iphan, Dalmo Vieira Filho, disse à imprensa de Manaus que o tombamento do centro histórico da capital amazonense poderia ser examinada já na primeira reunião de pauta do conselho, inicialmente prevista para março deste ano.

A única proposta de tombamento da região Norte será a do Centro Histórico de Belém (PA).

De acordo com a assessoria de imprensa do Iphan, o Centro Histórico de Manaus, que já tem tombamento provisório, não sofrerá nenhum prejuízo por conta dessa ausência.

Conforme a assessoria, a decisão de não incluir ainda nesta reunião do conselho possui diferentes fatores, como agenda do relator e prioridades.

A única proposta de tombamento da região Norte será a do Centro Histórico de Belém (PA).

Os conselheiros vão avaliar também a proposta de tombamento do acervo do Museu do Trem, situado na cidade do Rio de Janeiro, dos centros históricos de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, do terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde de Cachoeira, na Bahia, e de 13 bens identificados pelo projeto Roteiros Nacionais de Imigração em Santa Catarina.

Conselho


O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro, é presidido por Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan.

O colegiado é formado por especialistas de diversas áreas como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.

o todo, são 22 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos do patrimônio cultural.

Ano passado, o único bem do Estado do Amazonas tombado foi o Encontro das Águas.

Saiba quais foram os bens protegidos pelo Conselho Consultivo em 2010

1. Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, Goiás
2. Vila Serra do Navio, Amapá
3. Lugares Sagrados dos Povos Indígenas do Alto Xingu, Mato Grosso
4. Bens da Imigração Japonesa, São Paulo
5. Teatro Oficina, São Paulo
6. Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, Amazonas
7. Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, Amazonas
8. Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe, Mato Grosso
9. Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, Rio de Janeiro
10. Centro Histórico de São Félix, Bahia
11. Conjunto arquitetônico e paisagístico de Santa Tereza, Rio Grande do Sul.
12. Patrimônio Naval, como embarcações típicas do Maranhão, da Bahia, de Sergipe e do Rio Grande do Sul
13. Acervo do Museu do Mar, em São Francisco do Sul, Santa Catarina
14. Igreja Positivista, cidade do Rio de Janeiro
15. Centro histórico de Natal, Rio Grande do Norte
16. Centro histórico de São Luiz do Paraitinga, São Paulo
17. Conjunto histórico de Paracatu, Minas Gerais
18. Ampliação de tombamento do conjunto urbanístico e paisagístico de Cáceres, Mato Grosso
19. Festa de Sant’Ana de Caicó, Rio Grande do Norte.
20. Extensão de tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico da Serra da Piedade, Minas Gerais

Atacante viaja quatro dias desde Tocantins para tentar a sorte no Metropolitano

Jairo, o xodó do Metropolitano chegou a Blumenau movido a pastel.


Jairo teve de superar mais uma dificuldade na última madrugada. Depois de marcar o gol da vitória do Metropolitano sobre o Brusque, que assegurou a permanência do clube na elite estadual e o classificou à Série D do Brasileiro, o atacante de 20 anos não conseguiu deitar a cabeça no travesseiro e dormir.

Só pelas 2h, pegou no sono. Mas não por muito tempo. Às sete horas já estava de pé. O dia prometia. Rendeu distribuição de autógrafos e fotos com torcedores no almoço.

Tímido, sofreu com a fama repentina. Dificuldade que não é nada perto do que o novo xodó da torcida verde já enfrentou. Como muitos garotos que tentam a vida de jogador profissional, Jairo abandonou a casa dos pais, em Cachoeira, interior da Bahia. Aos 18 anos, o garoto que só havia jogado na várzea transferiu-se para as categorias de base do Palmas, time da segunda divisão de Tocantins.

Ganhou oportunidades, destacou-se. Mas ainda era pouco. A amizade entre o treinador do Palmas e o preparador de goleiros do Metrô, Austrália, acabou fazendo com que o garoto viesse parar em Blumenau.

Recebeu o convite para um teste no Verdão, mas como não tinha dinheiro para a passagem, improvisou. Jogou quatro partidas pelo TDB, time amador de Palmas, onde faturou o dinheiro para a viagem (cerca de R$ 400). Embarcou num ônibus na capital do Tocantins às 19h30min de 20 de novembro de 2010 para quatro dias de viagem, 2,3 mil quilômetros, rumo a Blumenau. Com o dinheiro praticamente contadinho, nas paradas só se alimentava com pastel, coxinha e refrigerante.

_ Tinha hora que não descia mais. Só que era o que dava para comprar _ recordou, com imensa dificuldade para encarar um quitute de uma tradicional pastelaria de Blumenau.

A grana curta também exigiu escolhas duras:
_ Era tomar banho ou comer. Passar fome não dava, né?