Acesse aqui o Google

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fundação Pedro Calmon/Secult BA lança livro sobre a Independência da Bahia em Cachoeira

A obra traz um registro imprescindível deste episódio histórico, em plena comemoração da data cívica mais importante do Estado. O lançamento integra as comemorações da Rota da Independência na cidade

Depois de ser lançado em Salvador, o livro “O 2 de Julho na Bahia: Antologia Poética”, de Lizir Arcanjo Alves, também será lançado em Cachoeira, no dia 25 de junho, às 17h. O livro que é uma antologia composta de poemas sobre o Dois de Julho, a data cívica mais importante do estado pesquisado e comentados pela autora e é uma publicação da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, em co-edição com o Quarteto Editora.

Lizir Arcanjo Alves define a antologia como uma importante fonte de pesquisa, principalmente para o público estudantil. “O livro é uma pequena amostra do que se fez no passado para preservação da memória histórica da Bahia”, descreve a autora. Além disso, é uma oportunidade para os jovens despertarem o gosto pela leitura, sobretudo por se tratar de autores representativos da literatura baiana, com poemas que tratam da Independência da Bahia.

Além de trazer poemas relacionados à data magna em comemoração do estado da Bahia, o livro retrata a expressiva representação literária das lutas pela independência da Bahia, que teve como conseqüência, a Independência do Brasil. Segundo o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, professor Ubiratan Castro de Araújo, em relação a importância da data histórica, destaca: “durante o século XIX era comum dizer, em tom solene e com intenções aforísticas: Maior que o Dois de Julho? Só Deus!”. O evento integra as atividades culturais e educativas alusivas as celebrações da Independência da Bahia.

Eventos da Rota - Ao mesmo tempo em que acontece o lançamento do livro de Lizir Arcanjo, na Praça Faqui, também na cidade de Cachoeira, as atividades culturais que da Rota da Independência com apresentações de poetas e arte-educadores, doação de livros e revistas impressas pela FPC, oficinas de leitura, contação de histórias, performances literárias, palestras e exibição de filmes.

A autora é formada em Letras, com Mestrado em Literatura Brasileira, pela USP, e Doutorado em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura, pela UFBA. Publicou os livros Humor e sátira na guerra de Canudos, 1997; Mulheres escritoras na Bahia: as poetisas (1822 -1918), 1999; O patriota de Santo Amaro: Domingos de Faria Machado, 2000; A cidade da Bahia no romance de Jorge Amado: Dicionário topográfico, 32007. É autora de diversos textos publicados em coletâneas de ensaios e nas revistas da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, além do suplemento A Tarde Cultural.


Serviço

O que: Lançamento do livro O 2 de Julho na Bahia

Onde: No Pouso da Palavra, n.8, Praça da Aclamação, na Cidade de Cachoeira

Quando: No dia 25 (sábado), ás 17h.

Entrada: Franca. Valor do livro R$ 20

Contato: (71) 3116-6677

Nenhum comentário:

Postar um comentário