Acesse aqui o Google

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A LUZ DAS ESTRELAS APARECERAM PARA ILUMINAR O NORDESTE

Após blecaute, energia elétrica é restabelecida no Nordeste
Problema em linha de transmissão entre Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE) teria causado apagão em oito Estados
A energia elétrica foi restabelecida completamente, por volta das 6h desta sexta-feira, em toda a região Nordeste do País afetada por um apagão na madrugada. As informações são da sala de operações do núcleo Norte/ Nordeste do Operador Nacional do Sistema (ONS), em Brasília. Os painés, segundo os agentes, não indicavam mais nenhuma área com problemas.

O blecaute, que aconteceu entre o fim na noite de quinta-feira e início da madrugada desta sexta, deixou os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe às escuras.

Foto: Futura Press

Bairros de Salvador e cidades do interior da Bahia ficaram sem energia

O presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, afirmou que o blecaute pode ter sido causado por um problema na linha de transmissão entre as cidades de Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE). Devido à falha, as usinas de Xingó, entre os Estados de Alagoas e Sergipe, Paulo Afonso (BA) e Luiz Gonzaga (PE) teriam saído de operação, comprometendo o fornecimento de energia em parte do Nordeste. A informação é do pe360graus.

Uma reunião de emergência acontece na ONS, em Brasília, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no País.

Leia também:

* "Está pior do que em dia de chuva"
* Grupo ateou fogo em pneus em Recife

Na região metropolitana do Recife (PE) o apagão teve início por volta das 23h30 e a energia começou a ser restabelecida pouco tempo depois das 2h. Em Fortaleza (CE) o apagão foi sentido por volta da 0h30.

Incidentes e assaltos

Em Salvador, o serviço de emergência da Defesa Civil informou que recebeu inúmeras ligações sobre a queda de energia e muitas pessoas não conseguiam se comunicar com a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) para esclarecimentos. “Está pior do que em dia de chuva”, afirmou um atendente da Defesa Civil à reportagem do iG.

A Polícia Militar do Estado não registrou um aumento de ocorrências na capital em razão da queda de energia, mas houve relatos não confirmados sobre a presença de suspeitos nas ruas, informação semelhante à obtida com a Defesa Civil, que comunicou testemunhos de "trombadinhas" no bairro do Garcia, na capital baiana.

Na região metropolitana de Olinda (PE), um grupo ateou fogo na avenida Presidente Kennedy, uma das mais movimentadas da cidade. De acordo com o major Ricardo Sentes, gerente adjunto do Centro de Operações da Secretaria de Defesa Social, foram registradas ocorrências isoladas de vandalismo e tentativas de assalto.

Também foi registrada uma "inquietação" nos presídios, o que demandou um reforço policial ns arredores destes centros prisionais. Segundo Sentes, o comportamento foi provocado sobretudo pelo calor dentro das celas, que necessitam de ventiladores para aplacar as altas tempraturas.

Redes sociais

Pelo Twitter, serviço de redes sociais da web, o termo "apagão" rapidamente tomou conta das mensagens e por volta da 1h (horário de Brasília) desta sexta-feira, já constava na lista mundial de termos mais citados.

Por meio de seu perfil, o deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto, do DEM-BA, cobrou um posicionamento do governo federal sobre o incidente. "Esperamos que a presidente Dilma Rousseff e o Ministério de Minas e Energia expliquem imediatamente à população o que está acontecendo. Os brasileiros não podem pagar o pato por problemas técnicos ou falta de capacidade daqueles que geram o nosso sistema energético."

*Com reportagem de Thiago Guimarães, iG Salvador, e Renata Batista, iG Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário