Acesse aqui o Google

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Iphan tomba conjunto urbanístico e paisagístico em São Félix, na Bahia

Área tombada inclui mais de 500 edificações. Todas as obras de restauro e reconstrução realizadas dentro do perímetro preservado terão de ser autorizadas pela entidade.



O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) anunciou o tombamento do conjunto urbanístico e paisagístico da cidade de São Félix, na Bahia, em razão do seu elevado valor histórico, urbanístico e paisagístico. A partir de agora, todas as obras de restauração e reconstrução realizadas dentro do perímetro preservado terão de ser autorizadas pela entidade.

São Félix, cidade situada à margem direita do Rio Paraguaçu, surgiu durante a expansão da cana-de-açúcar no interior do Estado e ficou marcada pelo desenvolvimento da indústria fumageira, com a instalação das fábricas de charutos Suerdieck, Dannemann, Costa Ferreira & Pena, Stender & Cia, Pedro Barreto, Cia A Juventude e Alberto Waldheis, além do cultivo do dendê e um forte comércio de estivas, secos e molhados. Também é conhecida por ter se destacado durante as lutas e mobilização social para a Independência da Bahia.

Segundo o Iphan, a área tombada em São Félix inclui mais de 500 edificações, como as igrejas Deus Menino e Senhor São Félix, parte da Ponte D. Pedro II, a Estação Ferroviária e a murada ao longo do Rio Paraguaçu, além da área do entorno, denominada poligonal.

São Félix é considerada "cidade-irmã" de Cachoeira, compondo a paisagem da primeira, tombada pelo Iphan em 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário