Acesse aqui o Google

sexta-feira, 29 de abril de 2011

UFRB: sonho realizado. Por Emiliano José

Artigo publicado no jornal A Tarde (25/04/2011). Por Emiliano José, jornalista, escritor e deputado federal (PT-BA)

A Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) é hoje uma impressionante realidade. Com pouco mais de cinco anos, já é parte da vida da Bahia e especialmente uma instituição que sacudiu a existência dos moradores do Recôncavo. Educação, cultura, desenvolvimento, crescimento econômico – a UFRB chegou para mostrar o quanto uma universidade traz de impactos positivos não só para os seus alunos, principais beneficiários dela, mas para toda a população.
Seus professores, funcionários e estudantes devem sentir-se justamente orgulhosos do que construíram até agora e têm a responsabilidade de seguir fazendo dela, cada vez mais, uma casa de ensino, pesquisa e extensão, e, também, uma casa da cidadania, porque a universidade, antes de tudo, antes de formar profissionais de qualidade para atuar no mercado, forma cidadãos conscientes de seus direitos e deveres com o seu País, com a humanidade. O Recôncavo hoje é outro com a presença da UFRB.
Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus sentiram positivamente a presença da UFRB. Brevemente, Santo Amaro terá um campus também. E esperamos que outros município sejam também agraciados.
E eu me lembro que quando das primeiras discussões sobre a UFRB, havia os que, acostumados à paralisia em que vivia a Bahia com a oligarquia que nos dominava, diziam que aquilo era uma idéia impossível de se concretizar, o argumento costumeiro dos que pretendem barrar todos os sonhos. De fato, era um sonho ousado, pois queria a implantação de uma universidade multicampi, com presença em diversos municípios do Recôncavo e redondezas. Havia até os que concordavam com a criação da Universidade, mas que ela ficasse reduzida ao município de Cruz das Almas, onde já funcionava a Escola de Agronomia, vinculada à UFBA.
E o importante é que o surgimento da UFRB foi consequência de um impressionante processo de mobilização do povo de todo o Recôncavo e adjacências. Foram mais de 50 reuniões e audiências públicas, com a participação de milhares de pessoas. Tive a satisfação de participar de algumas delas. O atual reitor, Paulo Gabriel, foi uma das mais destacadas lideranças desse processo. Isso não podemos desconhecer por dever de justiça. A UFRB está apenas começando, mas, nesse começo, já é possível antever o destino de uma universidade capaz de participar ativamente das impressionantes e aceleradas transformações científicas, culturais, ambientais e sociais do mundo de hoje.
Tenho convicção de que a UFRB é uma espécie de despertar. A Bahia tem que continuar a luta para ter mais universidades federais. Minas Gerais, um estado muito assemelhado à Bahia em tamanho e população, já possui mais de dez universidades federais. A vida política anterior, com uma oligarquia paralisante e retrógrada, impediu que tivéssemos mais de uma universidade. A UFRB é a primeira integralmente baiana depois da UFBA. A Univasf, que surgiu antes, nós a dividimos com Pernambuco.
Queremos que aconteça logo a Universidade do Oeste. Estão sendo dados os primeiros passos para a implantação de um campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab) em São Francisco do Conde. E por que não uma Universidade Federal do Sertão? Uma Universidade Federal da Chapada Diamantina? Uma Universidade Federal do Extremo Sul? Uma Universidade Federal do Vale do Paramirim? Uma Universidade Federal da Região Metropolitana? Uma Universidade Federal do Sudoeste?
Que se atenda às demandas dos quatro cantos da Bahia por novas universidades federais, para além da importância das universidades públicas estaduais, que também devem ser tratadas com imenso carinho. Alerto que isso só será possível com a mobilização da sociedade, tal e qual ocorreu com a criação da UFRB.
O reitor Paulo Gabriel e toda sua equipe, professores e funcionários, estão de parabéns pelo que construíram até agora e pelo que estão desenhando para o futuro. Mostraram que os sonhos só são realizáveis quando há os que lutam por eles. Lutaram o bom combate. E hoje o povo colhe os frutos. O povo do Recôncavo e de toda a Bahia. Os que apostaram na paralisia ficaram para trás.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sepultado jovem assassinado em Cachoeira

Foi sepultado no final da tarde de ontem no Cemitério da Vila de Belém,zona rural de Cachoeira, o corpo de Anderson Silva Oliveira, de 20 anos de idade, assassinado no povoado da Murutuba. Anderson era morador da comunidade do Alecrim, próximo do local onde foi assassinado na madrugada de domingo com tiros de pistola. No mesmo episódio, foi atingido por tiros, o jovem conhecido pelo apelido de "Cal". De acordo a versão de populares, os dois rapazes estavam em uma motoclicleta pilotada por Cal, quando foram abordados por dois elementos armados. Os bandidos teriam tomado à força um colar de prata chamado de "batidão" pertencente a Anderson. Ainda conforme relatos de populares, os rapazes tentaram fugir quando foram seguidos, atropelados e posteriormente baleados pelos dois elementos que se encontravam num carro tomado de assalto em Cachoeira. Anderson morreu na hora e "Cal" foi operado e permanece internado no Hospital Geral em Salvador.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Menor de 16 anos é preso com escopeta em praça pública de Cachoeira

A Polícia Civil de Cachoeira recebeu uma denúncia anônima na terça-feira, dia 19, informando que dois adolescentes estavam no centro comercial da cidade em poder de uma arma de grosso calibre. Ao atender o chamado, a guarnição deparou-se nas imediações da Praça 25 de Junho com os supostos bandidos que, ao avistarem a viatura, fugiram.


Um dos jovens foi capturado; o comparsa fugiu por vielas da cidade. Os policiais realizaram buscas, mas não encontraram pistas do segundo suspeito.
O adolescente preso de iniciais F.R.S., de 16 anos, estava em poder de uma escopeta cano cerrado, com vários cartuchos intactos. O Conselho Tutelar foi acionado, mas o menor continua detido, aguardando decisão da Vara da Infância e Juventude.

Prisões

Na manhã do último dia 15, três bandidos acusados de assaltos ao comércio da região foram presos em flagrante também nas imediações de Cachoeira, no distrito de Belém.

Em uma ação rápida, a Polícia entrou no ônibus que faz a linha Cachoeira-Salvador e deu voz de prisão aos bandidos que portavam duas pistolas. Segundo a Polícia, os criminosos confessaram os assaltos e estavam realizando uma sondagem, pois pretendiam realizar também roubos a bancos da região. Após serem ouvidos, os três assaltantes foram transferidos para a Delegacia de Santo Amaro.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Assassino disparou ao menos 60 tiros em ataque à escola no Rio, diz polícia

Armas de Wellington foram apresentadas nesta sexta-feira (8).
Ele apresentava transtornos mentais, segundo investigadores.


A polícia apresentou nesta sexta-feira (8) os revólveres utilizados pelo assassino Wellington de Oliveira Menezes, e as cápsulas disparadas por ele, além de um cinturão e de um carregador de munições usados no ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Morreram 12 alunos no tiroteio, e o atirador se suicidou após ser alvejado pela polícia.

“Foram recolhidas pelo menos 60 cápsulas, o que indica o número de tiros que ele disparou. Segundo os depoimentos, ele usava as duas armas ao mesmo tempo”, disse o delegado da Divisão de Homicídios, Felipe Ettore.

A Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) vai investigar a procedência dos revólveres utilizados pelo criminoso. Segundo Ettore, até o momento, sabe-se que uma das armas foi roubada em 1994 de um sítio. O outro revólver está com a numeração raspada.

O delegado afirmou que não é necessário treinamento específico para usar um revólver. “Não é complexo utilizar esse revólver, não precisa de treinamento especializado”, explicou.

Além disso, a polícia informou ter encontrado outras 25 balas intactas que poderiam ter sido usadas pelo atirador se ele não tivesse sido surpreendido por PMs durante o ataque.

Atirador apresentava transtornos mentais, diz polícia.

Felipe Ettore, que investiga o massacre, afirmou que relatos de familiares e conhecidos de Wellington apontam que o atirador tinha problemas mentais.

“Segundo os relatos, Wellington era uma pessoa muito introspectiva, não tinha amigos, nunca teve uma namorada. Andava sempre de calça comprida, nunca saia de casa. A indicação é de que ele tinha problemas mentais”, explicou Ettore. Ainda segundo o delegado, não foram encontrados remédios na casa do atirador.

Depoimentos
A Polícia Civil ouviu na noite de quinta-feira (7) professores e diretores da escola, além de uma tia do atirador e dois primos. “Os relatos foram fundamentais para traçarmos o perfil dele. Queremos entender o que levou Wellington a cometer esse crime, disse Ettore.

Segundo o delegado, a polícia aguarda o laudo pericial do local e o laudo cadavérico para prosseguir nas investigações.


Internados
Uma das crianças que estava internada no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, vítima do atirador da escola Tasso de Oliveira, teve alta no início da tarde desta sexta-feira (8). Renata Lima Rocha, de 13 anos, foi baleada no abdômem.

Ela não falou com a imprensa, mas o homem que socorreu a estudante foi visitá-la no momento em que ela teve alta: “Foi muito bom, ela me falou que me deve uma, e combinamos de nos encontrar de novo”, disse Fábio Júnior, chorando.

Três dos onze jovens feridos na tragédia de Realengo, na quinta-feira (7), seguem internados em estado grave, inspirando cuidados rigorosos, de acordo com informações da Secretaria estadual de Saúde.

Dois pacientes estão em estado grave, um menino e uma menina, ambos de 13 anos, internados no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O menino, baleado no olho direito, foi operado e está sedado no pós-operatório de neurocirurgia.

Ele respira com o auxílio de aparelhos e seu estado é considerado estável. A menina, atingida no abdômen e na coluna, foi operada no Hospital Albert Schweitzer. Ela também está sedada, respira por aparelhos e segue com acompanhamento rigoroso. Os dois estão no CTI pediátrico da unidade.

Outro estudante que também está em estado grave, é um menino de 14 anos, baleado no abdômen e na mão. Internado no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, ele está sedado, respirando por aparelhos e sob cuidados intensivos.

Dois pacientes que estão no Hospital Albert Schweitzer, o menino de 13 anos, que teve fratura de antebraço, está estável, em observação, mas sem previsão de alta. O outro menino, de 12 anos, atingido no abdômen, foi encaminhado ao CTI pediátrico, no pós-operatório, sendo acompanhado pela equipe de cirurgia geral, ortopedia e pediatria. Não há previsão de alta.

No Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, o menino, de 14 anos, que sofreu uma lesão vascular grave no ombro direito, foi operado, passa bem, está estável, lúcido e orientado, no CTI pediátrico. Não há previsão de alta.

No Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Centro do Rio, estão internados um menino e uma menina, ambos de 13 anos. O menino, baleado no braço, apresenta boa recuperação cirúrgica e está em observação. A menina, baleada nas mãos, também passou por cirurgia e está em observação. Os dois estão na enfermaria pediátrica.

No Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte, o menino, de 13 anos, baleado na perna e no braço, segue estável e seu quadro clínico evolui bem. O mesmo acontece com o estudante baleado na cabeça, na mão e na clavícula, internado no Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, na Zona Norte. Ele está no CTI pediátrico, mas passa bem e está estável.

Baiana está entre as vítimas de chacina no Rio de Janeiro

Milena dos Santos Nascimento é da cidade de Ubatã, a 367 km de Salvador.
Suas duas irmãs também estavam na escola no momento do massacre.

A baiana Milena dos Santos Nascimento, de 14 anos, está entre as vítimas do massacre que aconteceu quinta-feira (7), em uma escola pública do Rio de Janeiro.

O corpo de Milena foi liberado na própria quinta-feira pelo Instituto Médico Legal, sendo sepultado nesta sexta (08), no Rio de Janeiro.

Milena é da cidade de Ubatã, a 367 km de Salvador. Seus pais, Valdir Santos Nascimento e Joseane Santos, foram morar na capital carioca há alguns anos.

Além de Milena, suas duas irmãs também estavam na escola no momento da chacina, mas conseguiram escapar com vida.

Cachoeira, na Bahia, receberá I Festa Literária em agosto deste ano

O evento será planejado nos moldes da tradicional Flip, em Paraty.
O festival literário acontece após a histórica Festa da Boa Morte.

Baianos e turistas já podem se programar para a I Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica, que acontecerá na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano, logo após a tradicional Festa da Boa Morte. O evento é montado nos moldes da Feira Literária de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, e a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Pernambuco.

Os objetivos da Flica são descentralizar ações culturais da capital baiana estimulando o debate literário na região, inserir no calendário turístico cultural baiano um conceito inédito de “Festa Literária” e, principalmente, incentivar o turismo na região, valorizando assim, o patrimônio étnico-cultural e histórico de Cachoeira.

O evento baiano contará com palestras e mesas de debate com 35 autores locais, nacionais e internacionais. A Flica promoverá também o encontro entre os autores convidados e o público. A programação conta ainda com 15 shows musicais realizados num palco montado sobre o Rio Paraguaçu, com repertório diversificado de atrações.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA TAMBÉM SE SOLIDARIZOU COM A CHACINA DO RJ

Moção de Pesar

O Brasil se une às famílias das vítimas da tragédia que se abateu sobre os alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Neste momento, não há palavras que possam expressar a profunda dor que esta chacina nos causa. Choramos, há um só tempo, por todas as crianças vitimadas por este ato bárbaro de violência e, ao mesmo tempo, por nós mesmos, que nos deparamos abruptamente com a face mais cruel e insana de nossa sociedade.

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em nome de sua comunidade acadêmica, manifesta o seu pesar e a sua mais profunda solidariedade às famílias das vítimas desta tragédia humana, bem como se junta aos professores e demais servidores da Escola Municipal Tasso da Silveira, na esperança de que tenham forças para superar este momento de horror a que foram submetidos.

Por fim, nos irmanamos à comunidade acadêmica da UFRB, tão abalada com as notícias desta tragédia que comove profundamente a todos nós.

Cruz das Almas, 7 de Abril de 2011.
Reitor Paulo Gabriel Nacif

CARTA DE ATIRADOR NA ÍNTEGRA

Atirador se suicidou após matar pelo menos 11 crianças.
13 ainda estão internadas após ataque na manhã desta quinta-feira.

Leia a íntegra da carta do atirador que invadiu escola no RJ.

“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna.”
"Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi."
 

Atirador entra em escola em Realengo, mata alunos e se suicida

Segundo hospital, 11 estudantes morreram na Zona Oeste do Rio.
Atirador tinha 24 anos e foi aluno da escola.


Um homem de 23 anos entrou em uma escola municipal na Zona Oeste do Rio na manhã desta quinta-feira (7), atirou contra alunos em salas de aula lotadas, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime foi por volta das 8h30.
Segundo o diretor do hospital para onde as vítimas foram levadas, 11 crianças morreram (10 meninas e 1 menino) e 13 ficaram feridas (10 meninas e 3 meninos). As crianças têm idades entre 12 e 14 anos.
Segundo autoridades, o nome do atirador é Wellington Menezes de Oliveira e ele é ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, onde foi o ataque. Seu corpo foi retirado por volta das 12h20, segundo os bombeiros. De acordo com polícia, Wellington não tinha antecedentes criminais.
A polícia diz que ele portava dois revólveres calibre 38 e equipamento para recarregar rapidamente a arma. Esse tipo de revólver tem capacidade para 6 balas.
Segundo testemunhas, Wellington baleou duas pessoas ainda do lado de fora da escola e entrou no colégio dizendo que faria uma palestra.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele falou com uma professora e seguiu para uma sala de aula. O barulho dos tiros atraiu muitas pessoas para perto da escola.
O sargento Márcio Alves, da Polícia Militar, fazia uma blitz perto da escola e diz foi chamado por um aluno baleado. "Seguimos para a escola. Eu cheguei, já estavam ocorrendo os tiros, e, no segundo andar, eu encontrei o meliante saindo de uma sala. Ele apontou a arma em minha direção, foi baleado, caiu na escada e, em seguida, cometeu suicídio", disse o policial.
A escola foi isolada, e os feridos foram levados para hospitais. Os casos mais graves foram levados para o hospital estadual Albert Schweitzer, que fica no mesmo bairro o colégio.
Uma das alunas lembra os momentos de terror na unidade. A menina de 12 anos disse que viu o atirador entrar na escola. Ela estava dentro da sala de aula quando ele abriu fogo contra os alunos.
“Ele começou a atirar. Eu me agachei e, quando vi, minha amiga estava atingida. Ele matou minha amiga dentro da minha sala”, conta ela, que afirma que estava no pátio na hora em que o atirador entrou na escola.
“Ele estava bem vestido. Subiu para o segundo andar e eu ouvi dois tiros. Depois, todos os alunos subiram para suas salas. Depois ele subiu para o terceiro andar, onde é a minha sala, entrou e começou a atirar”, completou.
 
HIV
O subprefeito da Zona Oeste, Edmar Teixeira, afirmou que Wellington Menezes deixou uma carta em que contava ser portador do vírus HIV. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno. Posteriormente, a íntegra da carta foi divulgada, e não havia menção a HIV.

De acordo com o coronel Djalma Beltrami, a carta de Wellington tinha inscrições complicadas. “Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia”, contou Beltrami. A carta foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios.
Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO FEIRA DO PORTO 2011

QUARTA-FEIRA DIA 22/06/2011

20h – FESTIVAL DE MÚSICA JUNINA
22h – CONCURSO GAROTA FEIRA DO PORTO
23h - APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS
01h - FORROZÃO ARREBENTA

QUINTA-FEIRA DIA 23/06/2011

17h - FILHOS DA BARRAGEM
19h – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS
20h - TANÚ FORRÓ
22h - TRIO NORDESTINO
00h - KINA RODRIGUES
02h - ESTAKAZERO

SEXTA-FEIRA DIA 24/06/2011

16h - SAMBA DE RODA FILHOS DE NAGÔ
18h - SAMBA DE RODA DA SUERDICK (D. DALVA)
20h - TRIO ARAPONGA
22h - VIRGÍLIO
00h - DEL FELIZ
02h - ADELMÁRIO COELHO

SÁBADO DIA 25/06/2011

16h - ESMOLA CANTADA
20h – NEREIDA VIEIRA E BANDA
22h - FORRÓ DO MUÍDO
00h - CANGAIA DE JEGUE
02h - COLHER DE PAU

DOMINGO DIA 26/06/2011

16h - SAMBA DE RODA FILHOS DO CAQUENDE
E SAMBA DE RODA FILHAS DE AMIM
18h – J. ARAÚJO
20h - RONY MACEDO E BANDA
22h - CHEIRO PERFUMADO
00h - AVIÕES DO FORRÓ
02h - SINE CALMON