Acesse aqui o Google

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Secretaria de Cultura e Turismo oferece curso de guia turístico em Cachoeira

Será oferecido gratuitamente atráves da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade de Cachoeira o curso de guia turístico para moradores de Cachoeira e região. A data de início das atividades ainda não foi definida, mas depende do interesse dos candidatos.
Além do curso de guia turístico, também serão oferecidos os cursos de inglês, espanhol, recepcionista, cozinheiro, garçom e empreendedorismo.
As aulas ocorrerão no Colégio Aurelino Ribeiro, em Cachoeira, exceto o de guia turístico que acontecerá no Colégio Estadual da Cachoeira.
A prioridade das vagas é para quem já trabalha na área, porém, qualquer pessoa a partir dos 18 anos pode fazer o curso.
As inscrições para todos os cursos já  estão abertas e a princípio vão até o dia 9 de maio, os interessados devem comparecer na Secretária de Cultura e Turismo de Cachoeira, levando cópias da Carteira de Identidade (RG) e CPF para fazer inscrição.

Certificado de Distinção premia as melhores pesquisas de estudantes do CAHL

Os estudantes Bruno Machado (Cinema e Audiovisual), Sida da Silva (Serviço Social) e Valdir Alves (Ciências Sociais) do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram premiados por seus trabalhos acadêmicos, apresentados no V Seminário Estudantil de Pesquisa do CAHL, realizado em dezembro de 2011.

A entrega dos certificados aconteceu na última quarta-feira, 6 de maio, na Fundação Hansen e contou com a presença do vice-diretor do centro Wilson Penteado, a gestora de extensão Rachel Severo Alves Neuberger e gestora de pesquisa Amaranta César.


Valdir, Sida e Bruno exibem os certificados de melhor pesquisa acadêmica

A escolha se deu através de uma seleção realizada por uma comissão de cinco professores do centro, que tiveram alguns critérios de seleção. “A ideia é valorizar a produção discente e fazer com que essas pesquisas sejam visibilizadas e que isso possa entrar no currículo dos estudantes e mostrar que de fato a gente pode fazer boas pesquisas, desde a graduação”, destaca Penteado.

As pesquisas

Bruno Machado, com o título “A experimentação dos dispositivos: a perspectiva autorreflexiva do documentário”, pesquisou as novas experiências e dispositivos no campo dos documentários. “A pesquisa era levantar documentários que não trabalhassem somente com dispositivos artísticos, mas também com dispositivos técnicos, novas invenções de um documentário”, relatou. O projeto foi orientado pela professora doutora Rita Lima e faz parte do programa Programa de Educação Tutorial (PET) CINEMA.

Sida da Silva seguiu a linha do projeto Caminhos do Paraguaçu, de sua orientadora, a professora doutora Lúcia Maria Aquino e fez o mapeamento dos espaços culturais da comunidade de Coqueiros, distrito de Maragojipe, Recôncavo Baiano. Com o título “Turismo cultural: uma alternativa para a comunidade de Coqueiro”, a pesquisa abordou vertentes do turismo multicultural através da gastronomia, turismo náutico, étnico e territorial.

E para analisar os conflitos entre religião e política na África, o estudante Valdir Alves com a pesquisa “Moçambique em outra guerra: católicos, islâmicos, pentecostais, neopentecostais e religiões tradicionais na luta por fiéis” escreveu sobre guerras civis na região, voltado para a guerra entre religiões que interfere na vida social dos moçambicanos. Seu projeto foi orientado pelo professor doutor Osmundo Pinho.

O prêmio

O prêmio está na sua segunda edição. Ele foi criado durante a gestão de pesquisa do atual vice-diretor do CAHL. Foram 60 trabalhos apresentados no V Seminário Estudantil de Pesquisa do CAHL (2011), em que 12 foram indicados pelos orientadores e três selecionados pela comissão avaliadora.
Os anais serão publicados  na revista eletrônica CineCachoeira, do curso de Cinema, através de uma parceria entre a organização do evento e a produção da revista.